De acordo com a Defesa Civil, o dia será marcado por temperaturas elevadas e pancadas de chuva típicas do verão no Estado de São Paulo
Embora o alerta de terremoto não seja real, esta sexta-feira (14) a região do Grande ABC está sob alerta laranja do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de perigo para pancadas de chuva. De acordo com a Defesa Civil, o dia será marcado por temperaturas elevadas e pancadas de chuva típicas do verão no Estado de São Paulo.
LEIA TAMBÉM: Fortes chuvas causam alagamentos e transtornos em Mauá
O Sol predominará entre muitas nuvens ao longo do dia, mas há previsão de chuvas localmente fortes, principalmente no período da tarde e da noite, segundo o órgão. O aviso do Inmet, iniciado às 16h20 desta quinta-feira (13), aponta para riscos de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, além de possíveis cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Instruções da Defesa Civil:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Previsão do tempo
Santo André
- Temperatura Mínima: 20°C
- Temperatura Máxima: 25°C
São Bernardo
- Temperatura Mínima: 20°C
- Temperatura Máxima: 26°C
São Caetano
- Temperatura Mínima: 22°C
- Temperatura Máxima: 25°C
Diadema
- Temperatura Mínima: 21°C
- Temperatura Máxima: 25°C
Mauá
- Temperatura Mínima: 20°C
- Temperatura Máxima: 25°C
Ribeirão Pires
- Temperatura Mínima: 20°C
- Temperatura Máxima: 24°C
Rio Grande da Serra
- Temperatura Mínima: 20°C
- Temperatura Máxima: 24°C
Moradores de diversas cidades dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira (14) por um alerta de terremoto emitido para celulares com sistema operacional Android. A mensagem informava sobre tremores de terra registrados no litoral norte paulista, com epicentro a cerca de 55 quilômetros de Ubatuba.
O alerta, enviado por volta das 2h20, mencionava diferentes magnitudes para o suposto abalo sísmico, variando entre 4,4 e 5,5. No entanto, a Defesa Civil paulista informou que não há registros de tremores na região.
"A Defesa Civil do Estado de SP esclarece que não emitiu nenhum alerta de terremoto na madrugada desta sexta-feira (14)", afirmou o órgão em nota. A instituição também reforçou que o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) não detectou nenhum abalo sísmico no Estado. Além disso, não houve atendimentos relacionados ao alerta por parte das defesas civis municipais.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), responsável pelo monitoramento de abalos sísmicos em todo o planeta, também não aponta ocorrências de tremores de terra próximos ao litoral de São Paulo.
Embora terremotos sejam eventos raros no Brasil, devido à posição geográfica do País no centro de uma placa tectônica, tremores podem ser sentidos ocasionalmente por reflexo de abalos sísmicos ocorridos em regiões vizinhas. No entanto, até o momento, não há qualquer evidência de atividade sísmica recente no Estado.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.