Os 40 minutos gravados com Clemente e Maurinho, e que estão nas plataformas do Diário do Grande ABC, trazem informações que ampliam e complementam a história do rádio do Grande ABC
ouça este conteúdo
|
readme
|
UM EXEMPLO
O primeiro programa transmitido pela Rádio ABC da sua nova sede, na Avenida Pereira Barreto, data de 11 de abril de 1999, entre 20h e 21h, com Clemente e Marinho.
O registro anterior fala que a inauguração ocorreu um dia antes, em 10 de abril.
UM NOME
Victor Teófilo da Silva, o Nhô Teófilo. Criador do programa “Boa Noite, Brasil!”, mantido até hoje graças a Clemente e Maurinho, seus apresentadores desde que o pioneiro partiu.
NOVOS VALORES
Jocimar e Josinaldo, hoje dupla famosa, consagrada, mas que começou nos tempos antigos da Rádio ABC, quando a emissora estava na sua sede original, no bairro Casa Branca.
CAST
Clemente e Maurinho viram nascer outras duplas:
Chitãozinho e Xororó, de Astorga para Mauá. Famosíssimos. E que se apresentaram pela primeira vez numa rádio cantando na ABC de Santo André.
Gilberto e Gilmar, nascidos na Rádio Clube.
Belmonte e Amaraí, revelados no Grande ABC.
JUVENTUDE
Para Clemente e Maurinho, a juventude ouve a música sertaneja. E não só os rapazes. As moças também – estas cantam e tocam viola.
REVELAÇÃO
Carol e Rafael. Residentes no Jardim Cristiane, em Santo André. “Estamos diante de uma Cascatinha e Inhana”, arrisca-se a dizer Clemente.
PROPOSTA
Gustavo Cópia, 43 anos, jornalista e compositor; Clemente, 83 anos; Maurinho, 89 anos. O programa “Memória” propôs, e os três concordaram: gravar uma melodia de Gustavo, MPB, em ritmo sertanejo. A conferir.
NO AR
A entrevista com Clemente e Maurinho à TV do Diário do Grande ABC está no site www.dgabc.com.br e demais plataformas do Diário.
Participação: Gustavo Cópia, jornalista.
Crédito da foto 1 – Acervo: Clemente Gonzaga
GERAÇÕES. Nhô Teófilo no estúdio antigo da Rádio ABC, com os jovens Jocimar e Josinaldo, hoje pais de família: ao fundo, o tecladista João Bortoleto
Crédito das fotos 2 e 3 – Fotos: Vitor Betega
CLEMENTE. Para mim, música brasileira é aquela que fala da terra, da plantação, do gado, do homem do campo
MAURINHO. Há uma diferença entre a música sertaneja e a moda de viola. Moda de viola é só o instrumento. A melodia fala por si
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 28 de janeiro de 1995 – Edição 8922
MANCHETE – Stones enfeitiçam São Paulo.
Banda estreou no Brasil embaixo de chuva para 40 mil pessoas no Pacaembu.
SANTO ANDRÉ – Museu de Santo André recebia pintura original, num acordo entre Tintas Coral e a Prefeitura
NOTA – Trinta anos depois, já denominado Octaviano Armando Gaiarsa, o Museu de Santo André necessita muito mais do que uma pintura.
FUTEBOL – AD São Caetano estreia amanhã (29-1-1995) na Série A-3 do Campeonato Paulista, contra o Mirassol, no Estádio Municipal de Mauá (futuro Pedro Benedetti).
TV – O andreense Antonio Petrin voltava à TV Manchete. Faria papel de um padre na novela “Tocaia Grande”, da obra de Jorge Amado.
EM 28 DE JANEIRO DE...
1800 - Falecia, em Santos, frei Gaspar da Madre-de-Deus, autor das "Memórias para a História da Capitania de São Vicente" e membro da Academia de Ciências de Lisboa. Seu nome é perpetuado numa rua central de São Bernardo.
1877 - Anunciava-se a formação de um núcleo colonial do antigo Tijucuçu, hoje Município de São Caetano “do Sul”.
1905 – Do correspondente do Estadão em Rio Grande (da Serra) – No dia 23 do corrente inaugurou-se a iluminação pública desta localidade.
Petersburgo (Agência Navas) – O movimento paredista estendeu-se a todas as indústrias. A Rússia está sofrente as consequências de todos os vícios da sua burocracia.
Roma, 23 – A caça da raposa na Vila Appia esteve esplendida.
1930 - Julião Lopes Garcia nascia em São Bernardo. Foi tecelão, dirigente sindical da classe, artesão e cultuou a Memória da sua cidade. Hoje seu filho, Edir, é um dos principais colaboradores desta página Memória.
1950 - Instituído o racionamento de energia elétrica em São Paulo.
1955 – Do correspondente do Estadão em Santo André – O Centro Nortista de Santo André elegeu a sua diretoria para o biênio 1955-56.
Severino Alves Guimarães, jornalista, foi reeleito presidente.
A diretoria era completada com João Amado de Almeida, Otavio Rodrigues de Alencar, Epaminondas Correa de Araujo, Brasil Marques Neto, Carlos Magalhães Martins e Severino Laurentino (bibliotecário).
Conselho Fiscal: Damásio de Castro, Francisco Moura Mello e Luiz Palmieri.
Comissão de Sindicância: Wilson do Monte Miranda, Altino Elisiário Ferreira e Manoel Gomes Silva.
O Centro Nortista de Santo André foi fundado em 1953. Tinha sede social à Avenida Quinze de Novembro, 127. Solução pecuniária de famílias nordestinas era o seu principal papel.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Paraná, hoje é o aniversário de Apucarana e Pitanga.
No Rio Grande do Sul, Giruá e Santo Cristo.
No Mato Grosso, Rondolândia e Santo Antonio do Leste.
E mais: Castanhal (PA), Iramaia (BA) e Puxinanã (PB).
HOJE
Dia do Portuário, para lembrar a abertura dos portos brasileiros, em 1808, pela família real portuguesa.
Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
Dia do Auditor Fiscal do Trabalho
São Tomás de Aquino (Itália 1225-1274)
27 de janeiro
Patrono das universidades e escolas católicas. Doutor da Igreja. Deixou mais de 100 obras escritas.
Imagem: Biblioteca Vaticano News
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.