Setecidades Titulo Programa andreense
Moeda Pet tem sucesso de participação de público na primeira edição do ano

Programa andreense, que troca reciclável por ração, foi retomado neste sábado no Parque Central; próxima edição será realizada em 22 de fevereiro

Da Redação
25/01/2025 | 15:37
Compartilhar notícia
Helber Aggio/PSA

ouça este conteúdo

A primeira edição do ano do programa Moeda Pet movimentou o entorno do Parque Central, em Santo André, com a ação que troca um quilo de garrafas PET por um quilo de ração para cães e gatos. 

A iniciativa, realizada neste sábado (25), em sistema drive-thru, contabilizou 20 mil garrafas PET arrecadadas com a participação dos munícipes e quase uma tonelada de ração entregue. 

"O programa Moeda Pet é uma das diversas iniciativas que tornaram Santo André referência em sustentabilidade. Unimos preservação do meio ambiente e cuidado com os nossos animais de estimação", afirmou o prefeito Gilvan Junior (PSDB).

O secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos, comemorou o sucesso da iniciativa. “Participaram hoje cerca de 180 pessoas. Comprovando a importância da ação, a partir de fevereiro, teremos novidades, levando o programa para as 30 comunidades onde ocorre o Moeda Verde, que troca recicláveis por hortifrúti",  anunciou. 

Neste sábado, para animar ainda mais a ação, o programa contou com uma novidade: a participação de três personagens, como a gata Marie e dois cachorros que interagiram com os participantes. A próxima edição do Moeda Pet, no Parque Central, será realizada no dia 22 de fevereiro.

O material arrecadado é encaminhado a cooperativas que atuam no Aterro Sanitário Municipal de Santo André, onde as garrafas são recicladas e transformadas em geração de renda para os cooperados.

Para o munícipe trocar os recicláveis por ração é necessário que os resíduos estejam secos e limpos. Cada morador, por CPF, tem direito a levar até três quilos de ração. 

Para Alessandro Specho, morador da Vila Marina, além do Moeda Pet ser uma solução para as garrafas, é um reforço para a alimentação dos animais de estimação. “Acaba que uma coisa ajuda a outra, e, no caso da minha cachorrinha, Bianca, de 10 anos, ela é tratada com ração desde que chegou em casa e é o que mais deixa ela saciada”, destacou. 

Instituições também reconhecem a importância do programa. “Participamos desde a primeira edição. Arrecadamos e recebemos as garrafas de amigos, trazemos para cá e também captamos as tampinhas das garrafas. As tampinhas ajudam a beneficiar animais de abrigos, que hoje são cerca de 600”, compartilhou Gisele Simone Bance, representante da Associação Turma do Agita, que atua em prol dos animais e capta recursos, além de contribuir com ração e castração, entre outras iniciativas, para abrigos cadastrados e protetores independentes.

Um quilo de garrafa PET equivale, em média, a 20 garrafas de dois litros, 25 de um litro ou 36 de 600 milímetros. 

BALANÇO

Segundo a Prefeitura, somente em 2024, o Moeda Pet recebeu mais de 250 mil garrafas de plástico, entregues por aproximadamente 2,5 mil munícipes. No período, a Prefeitura distribuiu cerca de 12,5 toneladas de ração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;