O nascente ABC virava manchete na imprensa de 70 anos atrás e um trem se transformava na coqueluche da juventude
ouça este conteúdo
|
readme
|
“CPTM planeja colocar fim à linha expressa entre a região e Jundiaí”.
Cf. Manchete do Diário, domingo, 5-1-2025, em reportagem do jornalista Renan Soares
NOTA DA MEMÓRIA – Além de tudo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos fere a história. O sistema cremalheira interrompeu o tráfego Santos-a-Jundiaí. A Ferrovia, que havia revivido o trajeto Grande ABC a Jundiaí, marca um gol contra a história e os usuários. Por que isso?
Quem garimpa notícias acerca do Grande ABC nas primeiras décadas do século XX – com dificuldade de encontrá-las – descobre que a partir dos anos 50 as atenções dos jornais são bem maiores no “Subúrbio”, título perpetuado pelo professor José de Souza Martins na sua obra maior referente à nossa região.
É provável que o mesmo Martins, ainda jovem, tenha sido atraído pelo noticiário e realizado uma verdadeira aventura ao embarcar pela Brasil-Bolívia naqueles tempos, como o próprio professor já discorreu numa de suas palestras, com muitas lembranças e no seu jeito de narrar.
Estamos em 1955. A Recap se chamava Refinaria e Exploração de Petróleo União S.A. E o fornecimento de energia elétrica, na estiagem, preocupava. Durante duas horas por dia faltava luz, tanto nas casas como nas indústrias,
Dizia a Light: é possível que o racionamento seja tão intenso em 1955 quanto a 1954. Somente em 1956 seria inaugurada a usina subterrânea de Cubatão, que ajudaria no sistema Billings.
O nível da represa chegara ao mínimo em 1954 e no começo de 1955 era de pouco mais de 21% da sua capacidade.
As notícias preocupavam nossos pais. Os poços rasos d’água proliferaram ao lado de fossas sépticas, com todos os riscos à saúde. E o problema de falta d’água e energia elétrica prosseguiria pelos anos afora.
Em 1962, Beltran Asêncio, o fotógrafo de São Bernardo, registrava uma Billings seca. Até mesmo uma procissão foi realizada entre a capela do bairro dos Casa e a matriz do bairro Assunção. Os fiéis, descalços. O pedido: que as chuvas voltassem.
Crédito das fotos 1 e 2 – Oesp, edições de 4-1-1955
MANCHETES. O anúncio da Refinaria União e o mapa indicando a passagem da EF Brasil-Bolívia: notícias que faziam parte do pacote informativo do janeiro de 1955
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 8 de janeiro de 1995 – Edição 8905
COPINHA – Tinha início a 26ª Copa São Paulo de Futebol Junior, com quatro nomes em destaque, prováveis revelações: Silvinho do Corinthians, Camanducaia do São Paulo e Chocolate do Palmeiras. No banco, Dario Pereyra, agora técnico do seu Tricolor.
PONTO DE VISTA – Quem quer ser professor?
Num mundo em que o aluno pode tudo, a tarefa de ensinar é corajosa.
Texto: Tito Costa, vice-prefeito de São Bernardo.
PALAVRA DO LEITOR – Jornalista Daniel Lima, ex-Diário, pedia demissão do cargo de diretor de futebol do Santo André.
SÃO CAETANO – Atletas do Sesi venciam a 18ª edição da Prova dos Reis, corrida pelas ruas de São Caetano. No masculino, André Luiz Ramos; no feminino, Rita de Cássia de Jesus. No total, 2.150 atletas.
ADEUS – Falecia o jornalista Valdir Pires, ex-Diário. Fez sucesso na área de variedades. Assinava a coluna “Caixinha de Música”. E escrevia em nome do Chacrinha uma coluna no jornal “Notícias Populares”.
EM 9 DE JANEIRO DE...
1920 - João Cabral de Melo Neto, poeta e diplomata, nascia no Recife (PE). Autor do célebre poema “Morte e Vida Severina”, musicado por Chico Buarque de Holanda.
1930 - Arthur Garbelotto recebia o título de "sócio benemérito" do São Caetano Esporte Clube.
1935 - Elvis Presley nascia em East Tupelo, Mississippi (EUA).
1945 - Lançada a pedra fundamental das Indústrias Eletrocloro, entre as estações férreas de Rio Grande e Campo Grande, hoje área de Santo André denominada "Corredor Polonês".
1960 - Prefeitura de Santo André inaugurava sua sala de imprensa, a primeira que se tem notícia no Grande ABC em se tratando de órgão público.
1970 – Serviço de Águas e Esgotos de São Caetano ganhava o status de autarquia. Surge o DAE.
Enchentes atingiam a IAP, indústria agropecuária da Avenida Industrial, e o bairro Santa Terezinha, em Santo André.
TRABALHADORES
Eles nasceram em 9 de janeiro:
1905 - Maria Teixeira Chagas, natural de Belo Horizonte. Maquinista da CBC.
1912 - Júlio Rodrigues. Operário da Quimbrasil.
1915 - Tercilio Cecília, natural de Socorro (SP). Trabalhava na Ultragás e residia na Rua Silva Jardim, 296, em Santa Terezinha.
FONTE: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.
HOJE
Dia do Fico. Da histórica frase do príncipe regente dom Pedro, em 1822, que agradou as representações brasileiras e descontentou as cortes portuguesas.
Dia do Astronauta (EUA).
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, aniversariam em 9 de janeiro Borebi, Embaúba e Iaras.
Em Santa Catarina, Arvoredo, Balneário Barra do Sul, Belmonte, Calmon, Formosa do Sul, Irati, Novo Horizonte, Ouro Verde, Paraíso, Santa Helena e São Miguel da Boa Vista (SC).
Na Paraíba, Itaporanga e São Vicente do Seridó.
E mais: Centralina (MG), Jundiá (RN), Laranjal (PR) e São Miguel do Passa Quatro (GO).
Santo Julião e Santa Basilissa
9 de janeiro
“Eu não adoro a não ser única e exclusivamente ao Deus do céu”, disse São Julião diante do juiz que o condenou a morrer degolado. Ele e sua esposa, Santa Basilissa, viveram um amor virginal aprovado pelo próprio Jesus Cristo. Ele morreu mártir. Ela faleceu depois, após sobreviver à perseguição. A festa de ambos é celebrada neste dia 9 de janeiro.
Ilustração: Santuário Basílica de São Sebastião, Tijuca (RJ).
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.