ouça este conteúdo
|
readme
|
O banco de sangue em Santo André GSH lançou neste mês um apelo à população. Segundo a instituição, há uma queda nos estoques sanguíneos durante o fim do ano, o que leva a um estado critíco e de esgotamento dos tipos sanguíneos O- e A-.
Janaína Ferreira, líder de captação do GSH destaca que além da redução nas doações, há a previsão de uma demanda maior na temporada. "Muitas vezes a necessidade é ainda maior em razão dos acidentes nas estradas, apesar do período de festas e férias escolares. Pacientes com anemia falciforme, em tratamento contra o câncer, vítimas de acidentes e aqueles que passarão por cirurgias dependem das bolsas para continuar seus tratamentos", informa.
PARA COLABORAR
São requisitos básicos para doação de sangue:
Apresentar um documento oficial com foto (como RG ou CNH);
Ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
Estar em boas condições de saúde;
Pesar a partir de 50 kg;
Não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos,ter aguardado 3 horas;
Não é necessário estar em jejum, somente evitar alimentos gordurosos.
Além disso, quem fez tatuagem ou piercing, por critério da instituição precisa aguardar 12 meses para a ação. "Isso é válido exceto para a colocação de tatuagens ou piercing na região genital e boca. Neste caso, a previsão é de 12 meses após a retirada", destaca comunicado do GSH.
Outros requisitos são não ter tido Doença de Chagas e IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), não ter feito endoscopia ou procedimento endoscópico nos últimos 6 meses. Para quem é diagnosticado com diabetes, recomenda-se que os níveis estejam controlados e que não haja uso de insulina.
Em caso de gripe ou resfriado, 7 dias são necessários para que os sintomas e o uso de medicação cessem. "Vale aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma", intera a nota.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.