Economia Titulo
Uruguai precisa de mercado para crescer, diz secretário
Das Agências
06/08/2002 | 11:38
Compartilhar notícia


O secretário da presidência do Uruguai, Leonardo Costa, afirmou esta terça-feira que "é muito difícil" que a América Latina e o Uruguai, em particular, sigam adiante "se não tiverem mercados onde vender" seus produtos.

Em declarações à rádio espanhola Cadena SER, o funcionário indicou que a ajuda de US$ 1,5 bilhão que Montevidéu recebeu recentemente assegura "a total normalidade do sistema financeiro uruguaio".

Segundo Costa, "poucos sistemas financeiros no mundo suportariam um embate tão espetacular e desta magnitude como fez o Uruguai", acrescentando que "o apoio da comunidade internacional foi decisivo".

Mas estimou que "se o Uruguai e toda América Latina não tiverem mercado em que vender, é muito difícil que a região volte a sua total normalidade".

O alto funcionário do governo do presidente Jorge Battle enfatizou ainda que "o Uruguai tomou um caminho diferente da Argentina", o que permitiu o apoio da comunidade internacional.

As declarações de Costa acontecem no dia seguinte ao reinício das atividades dos bancos uruguaios, depois de um feriado de seis dias decretado devido à queda de 45% dos depósitos, e das reservas em divisas do Banco Central del Uruguai (BCU) registrarem redução de 79,61% no correr do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;