Setecidades Titulo
Ladrões deixam escola sem luz
Fabio Berlinga
Do Diário do Grande ABC
06/11/2006 | 22:31
Compartilhar notícia


Pela segunda vez em menos de 20 dias a Escola Estadual Sada Umeizawa, no bairro Santa Cecília, em Mauá, ficou sem energia por causa da ação de ladrões de cabos da rede elétrica.

Segundo a polícia, o furto aconteceu no fim de semana, enquanto a escola estava vazia. Os ladrões pularam o portão e furtaram, além dos fios de cobre da instalação elétrica, o relógio de força.

Quando chegaram para trabalhar, perto das 6h de segunda-feira, os funcionários notaram a falta de energia. Quando foram checar se havia algum problema elétrico, constataram o furto.

O crime mudou a rotina dos alunos e professores, que foram dispensados mais cedo por causa da escuridão nas salas de aula.

No período da manhã, saíram às 10h, quando deveriam deixar as salas de aula às 12h. À tarde, foram embora às 16h, em vez de às 17h20. Um cartaz, fixado às pressas no portão de entrada da escola avisava pais e alunos sobre a mudança no horário.

De acordo com funcionários e mães de alunos, o mesmo problema aconteceu há cerca de 20 dias, também durante o fim de semana. Na ocasião, as aulas foram suspensas por três dias. Ninguém na escola comentou oficialmente o assunto.

“É um absurdo, quase no final do ano, as crianças ficarem perdendo aula assim. Já não bastam os feriados. O que elas vão aprender desse jeito?”, questionou a dona-de-casa Nilza de Souza Silva, que deixava a filha de 8 anos às 13h para voltar a buscá-la às 16h.

Outra dona-de-casa, Dalila Ribeiro, que também foi levar os filhos para escola acredita que as interrupções freqüentes atrapalham o rendimento dos estudantes. “Os alunos são os maiores prejudicados”, reclamou.

A Secretaria de Estado da Educação informou que haverá reposição para compensar as aulas perdidas. Disse também que a direção da escola conseguiu fazer os reparos necessários a tempo de evitar que as aulas fossem canceladas no período da noite.

Já a assessoria de imprensa da Eletropaulo afirmou que, a pedido da escola, fez uma ligação provisória para que os alunos não fossem prejudicados e que deve ligar definitivamente a energia ainda nesta terça-feira.

Como os furtos se repetiram em pouco espaço de tempo, a direção da Sada Umeizawa também solicitou à Polícia Militar reforço da ronda escolar e do patrulhamento nos finais de semana.

O departamento de comunicação da PM do Grande ABC afirmou que vai atender o pedido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;