Setecidades Titulo Moeda Verde
Santo André soma 4,1 mil toneladas de alimentos doados desde 2017

Em evento chamado Café Solidário, Prefeitura fez nesta quinta a prestação de contas de todas as ações e programas sociais realizados na cidade

Tatiane Pamboukian
05/12/2024 | 21:34
Compartilhar notícia
FOTO: Eduardo Merlino/PSA


O Banco de Alimentos, um dos programas do NIS (Núcleo de Inovação Social) de Santo André, arrecadou, desde o início do programa até o momento, 4,1 mil toneladas de alimentos, o que equivale a mais de 345 mil cestas básicas, que, segundo o Paço, beneficiaram mais de 55 mil pessoas por meio de 127 entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade. 

Durante o evento Café Solidário, realizado ontem para a prestação de contas de todas as ações e programas sociais, também foi divulgado que o Moeda Verde alcançou presença em 29 comunidades, com mais de 1,7 mil toneladas de recicláveis arrecadados e mais de 350 toneladas de alimentos distribuídos desde que foi criado. O Moeda Pet, que troca garrafa Pet por alimento para cães e gatos, arrecadou 1,1 milhão de garrafas e entregou 60 toneladas de ração. 

Além de alimentos, o NIS recebe doações diversas. O Santo André Solidário arrecada agasalhos, brinquedos, mochilas, livros, entre outros itens. Foram 2,7 milhões de unidades recebidas desde 2017 e distribuídas para a população carente da cidade. 

A Escola de Ouro Andreense, que garante capacitação gratuita em diversas áreas (como artesanato, beleza, construção civil, culinária, informática e outras), alcançou a marca de mais de 91 mil certificados de qualificação profissional entregues.

Os eventos solidários realizados no estacionamento do Paço Municipal também alcançaram resultados expressivos. 

A Feira da Fraternidade, realizada em abril, por exemplo, acumula a arrecadação de 38,2 toneladas de alimentos. O Arraial Solidário, mais 35 toneladas, além da doação de 30 mil cobertores e agasalhos. Já o Natal Solidário soma mais de 66 toneladas de alimentos arrecadados e mais de 100 mil itens doados.

“Celebramos essa corrente da solidariedade justamente neste dia 5 de dezembro, que é Dia Internacional do Voluntariado. Um trabalho que enche o coração de quem faz, mas, acima de tudo, ajuda muito quem recebe. Nós sempre acreditamos que a política pública só é efetiva quando há união de todos, poder público, iniciativa privada e terceiro setor”, disse Ana Carolina Serra, deputada estadual e primeira-dama de Santo André.

O evento contou ainda com a presença do prefeito Paulo Serra (PSDB) e da presidente do NIS, Ana Cláudia de Fabris, além de entidades sociais e representantes de empresas apoiadoras dos programas. 

“É um orgulho olhar para a trajetória do Núcleo de Inovação Social e perceber quantos munícipes, das mais variadas faixas etárias, foram impactados positivamente por iniciativas como o Moeda Verde, Banco de Alimentos, Escola de Ouro, entre tantas outras. Representa mudança de vida para quem mais precisa”, afirmou Paulo Serra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;