O vereador de Diadema Eduardo Minas (Progressistas) usou a tribuna na última sessão da Câmara para provocar o prefeito José de Filippi Junior (PT). Ao listar o que considera “irresponsabilidades” do atual governo, o progressista citou a demolição de parte do Paço para a construção do futuro Hospital Municipal, afirmando que o prefeito eleito, Taka Yamauchi (MDB), não terá sequer sede do Executivo para trabalhar. “Sentaram a marreta no Paço Municipal. Tem cabimento uma coisa dessas? Quando o prefeito Filippi assumiu não tinha ponto de internet, e reclamavam que não tinha wi-fi em seu gabinete. Quando o Taka assumir não vai ter a sede do Paço”, criticou. José de Filippi continua despachando normalmente em seu gabinete no prédio da Prefeitura, e algumas secretarias ainda estão no local, dentre as quais a de Comunicação. Apenas o anexo ao Paço Municipal foi demolido.
BASTIDORES
Cotado
Rangel Souza (PT, foto), ex-superintendente da Sama (Saneamento Básico de Mauá) e eleito vereador com 3.905 votos, é um dos nomes mais prováveis na disputa pela mesa diretora da Câmara de Mauá. Além da experiência administrativa à frente da autarquia, o petista conta com apoio do ex-presidente do Legislativo Geovane Corrêa (PT), que renunciou à vereança após denúncia – arquivada pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) – de crime sexual. “Trabalhando para fazer a melhor composição. O diálogo sempre é importante para manter a harmonia entres os pares”, discorreu Corrêa. Atualmente a presidência é ocupada por Juninho Getúlio (PT), também reeleito.
Périplo – 1
O prefeito reeleito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), deve ir a Brasília nos próximos dias em busca de recursos. A cidade inscreveu projetos no valor total de R$ 1,7 bilhão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), iniciativa coordenada pelo governo federal, e o petista passará por diversos ministérios com o objetivo de obter informações sobre o andamento das solicitações.
Périplo – 2
Entre os projetos propostos pelo município figura a regularização fundiária e urbanização do Jardim Pajussara, que demanda recursos na casa de R$ 200 milhões. Outro projeto é o da construção de um piscinão na entrada do Jardim Zaíra, orçado no mesmo valor. “Trata-se de uma área com muitas inundações. Com esse piscinão, a gente vai conseguir até aliviar a situação na entrada da cidade”, disse Marcelo, referindo-se às enchentes que historicamente ocorrem no córrego Taboão, que passa sob a linha férrea.
Política em Cena
Marcelo Lima (Podemos), prefeito eleito de São Bernardo com 55,7% dos votos válidos no 2º turno, será o convidado desta quarta-feira (6) do podcast Política em Cena, a partir das 19h, nos canais de transmissão do Diário. O podemista será entrevistado pela jornalista Mariana Gutierrez e deve abordar, entre outros temas, o cenário político regional e as prioridades da gestão que terá início em 1º de janeiro de 2025.
Boas vindas
O prefeito eleito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB), recepcionou a imprensa nesta terça-feira (5) para um café de tarde, ocasião em que anunciou os primeiros nomes do primeiro escalão de seu governo. O pessebista fez questão de ressaltar que sua gestão estará aberta aos veículos de comunicação. “Que (a coletiva) possa se tornar rotina em Rio Grande da Serra. Que vocês possam participar de maneira efetiva do nosso mandato, tanto nos momentos bons, quanto nos dos apontamentos”, destacou.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.