Setecidades Titulo Saúde
Nova clínica para tratamento de hemodiálise é inaugurada em Mauá

Após uma década, serviço voltou a ser ofertado em junho no município; equipamento deverá atender cerca de 150 pacientes do SUS

Thainá Lana
05/11/2024 | 18:19
Compartilhar notícia
Evandro Oliveira/PMM


A nova clínica para tratamento de hemodiálise de usuários da rede pública de saúde de Mauá foi inaugurada ontem, na Avenida Dom José Gaspar, no bairro Matriz, e deverá começar a atender a partir da próxima segunda-feira (18). Após uma década, o serviço médico voltou a ser ofertado em junho deste ano no município – antes, os pacientes que necessitavam desse tipo de acompanhamento médico eram encaminhados para outras cidades, como Santo André, São Bernardo, São Caetano e São Paulo. 

Em maio, a Prefeitura assinou convênio com a CTN Clínica de Nefrologia Ltda, empresa do grupo Diaverum, no valor de R$ 4,8 milhões – a verba foi disponibilizada integralmente pelo Ministério da Saúde. A articulação foi realizada pelo prefeito Marcelo Oliveira (PT) com o governo federal, por meio do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Saúde,  Nísia Trindade, que assegurou o recurso para retomada do serviço na cidade no ano passado. 

A parceria público-privado tem duração de 12 meses e deve atender  até 150 pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), encaminhados pela gestão municipal e também pela rede estadual. Atualmente 27 pacientes realizam o tratamento na clínica, que passou por mudança para ampliação da capacidade de atendimento - o antigo prédio ficava localizado na mesma avenida. 

Segundo a Prefeitura, a previsão é de que mais quatro pessoas com problemas renais crônicos devem iniciar o acompanhamento no equipamento – os demais devem ser inseridos de forma gradual na agenda da clínica conveniada.

No total, a sede da clínica tem capacidade para atender por mês cerca de 300 pacientes, entre rede pública e privada. O espaço conta com 50 estações de tratamento projetadas para filtrar e limpar o sangue, procedimento recomendado para pessoas com insuficiência renal aguda ou crônica grave. Em média, os atendimentos são realizados três vezes por semana, por quatro horas. 

A inauguração do novo prédio contou com a presença do prefeito Marcelo Oliveira, da secretária de Saúde, Eliene de Paula Pinto, e do CEO da Diaverum Brasil, Luciano Bonaldo, entre outras autoridades. “A nova clínica vai devolver aos pacientes algo muito importante: tempo e qualidade de vida, eles não precisarão mais se deslocar por três ou quatro horas para ir e voltar, podendo passar mais tempo com a família, recebendo o amor que também precisam nesse tratamento”, destacou o prefeito.

“A nova clínica da Diaverum em Mauá está preparada para acolher a comunidade, oferecendo um ambiente dedicado à saúde, segurança e bem-estar de mais pacientes renais da região. Estamos especialmente felizes em anunciar a expansão do atendimento aos pacientes pelo SUS”, pontuou Luciano Bonaldo, CEO da Diaverum Brasil. 

Segundo a secretária de Saúde, Eliene de Paula Pinto,  a ampliação da oferta de hemodiálise na cidade facilita a vida de familiares e cuidadores, que podem acompanhar o tratamento com maior proximidade. Além disso, a gestora também destacou a importância de atendimento humanizado. “Estamos falando em humanização e no trato com as pessoas, algo fundamental no SUS. O que vemos hoje é um exemplo de empatia e compromisso com o bem-estar dos pacientes”, afirmou. 

No município, os pacientes com problemas renais são encaminhados para tratamento na clínica pelo Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini e pelas referências de nefrologia ambulatorial, como a Fundação ABC e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Mauá. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;