Apresentação convida público a refletir sobre identidade infantil
ouça este conteúdo
|
readme
|
No próximo sábado (21), às 16h30, o Sesc São Caetano será palco da produção do “Grupo Rosas Periféricas: Ladeira das Crianças” um espetáculo que une o Teatro de Rua e o ritmo pulsante do funk para contar histórias e sonhos das crianças das periferias. A apresentação convida o público a refletir sobre a identidade infantil nas bordas da cidade, explorando as realidades e bens culturais acessados na infância e adolescência nesses territórios. Os ingressos já estão disponíveis no site do Sesc.
No enredo, crianças que sonham em ser DJs, meninos curiosos, meninas de “cabelo de nuvem” e muitas outras figuras ganham vida. As histórias são inspiradas nas obras O Pote Mágico e Amanhecer Esmeralda, do escritor Ferréz, adaptadas para o palco em uma dramaturgia que combina memórias pessoais dos integrantes do grupo e narrativas das crianças que vivem nas periferias.
Com uma mistura vibrante de teatro e música, o grupo aposta no funk como um meio de conexão com o público infantojuvenil. O funk, parte integral da cultura periférica, se torna o fio condutor da peça, aproximando uma linguagem cênica não tão comum nas periferias (o teatro) com um gênero musical extremamente popular. Durante o processo de criação, o Grupo Rosas Periféricas participou de oficinas de passinho, workshops sobre a história do funk e aulas de rima e beat, integrando esses elementos ao espetáculo.
Desde 2008, o Grupo Rosas Periféricas desenvolve seu trabalho nas ruas de São Paulo, especialmente nas áreas periféricas.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.