Setecidades Titulo
Cine Carlos Gomes é refém de patrocínio
Camila Brunelli
do Diário do Grande ABC
21/11/2010 | 07:37
Compartilhar notícia


O cinema mais antigo da região foi fundado em 1912 e transferido 13 anos depois para o atual edifício, no Centro de Santo André. De características neoclássicas, a primeira fachada do Cine Teatro Carlos Gomes foi reformada em 1947, assim como o interior do prédio. Em 1992, o imóvel foi tombado pelo Condephapaasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).

Desde então, funcionou de forma intermitente até a interdição pela Defesa Civil em janeiro do ano passado, devidos às más condições estruturais.

A reforma do local foi uma das bandeiras defendidas pelo prefeito Aidan Ravin (PTB) durante a campanha eleitoral. A administração municipal informou que o projeto de revitalização do Cine Teatro Carlos Gomes, elaborado pela Prefeitura em 1999, está sendo readaptado e deve ser finalizado ainda neste ano.

Ainda não há previsão para a reabertura da casa, pois isso depende da captação do recurso necessário para reformas estruturais - estimado em R$ cerca de 5 milhões. Ainda não há informações sobre valores da contrapartida pública, nem a quais incentivos fiscais ou tributários o patrocinador terá direito.

O prédio será utilizado como sala de cine-concerto, para exibição de cinema, de arte e de concerto, nos mesmos moldes da Sala São Paulo, na Capital.

A presidente do Instituto Patrimônio do ABC, Anna Gedankien, defende que o imóvel seja utilizado como salão para grandes festas. "Se a gente precisa de um lugar espaçoso para realizar uma formatura de uma escola grande, por exemplo, temos que ir para São Paulo."

O organismo, que trabalha pela preservação, recuperação e restauração do patrimônio histórico da região, acredita que a saída seja arrecadar fundos com a iniciativa privada. "O Instituto não pode mais ter que tirar dinheiro do próprio bolso para fazer esse trabalho.

Temos que pedir ajuda dos empresários". explicou a presidente do Instituto, que promovia bingos no seu apartamento para arrecadar fundos para a manutenção e restauração dos imóveis de importância histórica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;