Setecidades Titulo
No Dia da Árvore, Diário distribui sementes de ipê-amarelo
André Vieira
Especial para o Diário
21/09/2008 | 07:28
Compartilhar notícia


Celebrado neste domingo em todo o País, o Dia da Árvore será comemorado de maneira especial pelo Diário. O leitor recebe como brinde sementes de ipê-amarelo para plantar.

Reconhecida por lei como um dos símbolos nacionais, a flor do ipê também pode ser encontrada na natureza em diversas cores, como as tonalidades em branco, roxo e rosa.

Segundo a gerente de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a bióloga Eriane Savóia, para garantir o crescimento da planta é preciso tomar uma série de cuidados, principalmente durante o desenvolvimento da muda.

"O ipê-amarelo é uma planta que gosta de terra muito adubada e precisa ser cultivada em área semi-sombreada - não pode ter sol direto. A muda deve ser alimentada, preferencialmente, com um regador, evitando o jato d'água, que pode tirar as sementes do lugar", disse a bióloga. "Dentro de 15 dias começa a germinar."

A transferência da muda para o local definitivo pode ser feita depois de ela atingir 4 centímetros de altura. Eriane pede nova atenção. "É importante tirar a mudinha com um torrão de terra para não desperdiçar raízes secundárias", esclareceu.

O ipê-amarelo pode ser plantado em quintais e calçadas, mas se estiver em área com espaço restrito não crescerá muito. A floração começa no final de julho e se estende pelos meses de agosto e setembro - portanto, antes da primavera. A coloração da árvore fica mais exuberante porque quando as flores abrem, as folhas caem, garantindo uma única cor ao vegetal.

As árvores atingem poucos metros de altura. Isso facilita sua utilização nos centros urbanos, já que não atinge os fios de energia elétrica. "O ipê é uma planta de raiz mais profunda e as raízes secundárias não costumam destruir calçadas", explica a bióloga do Semasa.

Região - Palestras sobre a importância da preservação da natureza, passeios monitorados em trilhas e, principalmente, o plantio de mudas marcam as comemorações do Dia da Árvore no Grande ABC.

Os parques ecológicos Santa Luzia e Guapituba, em Mauá, o Parque do Paço, em Diadema, e uma escola municipal em Santo André serviram de palco para alguns eventos.

Em São Caetano, a Escola Municipal de Ecologia realiza sua festa nesta segunda-feira, também recepcionando a chegada da primavera. Em Ribeirão Pires, 2.500 kits com vasos, terra e sementes estarão disponíveis para retirada gratuita no Paço Municipal também a partir desta segunda-feira.

Das sete cidades, apenas a Prefeitura de São Bernardo não preparou atividades alusivas ao dia. Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Rio Grande da Serra não se pronunciou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;