Economia Titulo
Empresa portuguesa vai acompanhar recuperação judicial da Varig
Da Agência Brasil
20/06/2005 | 19:37
Compartilhar notícia


O administrador-delegado da empresa portuguesa TAP, Fernando Pinto, assegurou nesta segunda-feira, em carta dirigida aos funcionários da Varig, que "se mantêm as razões estratégicas" que levaram a companhia a buscar uma "profunda parceria" com a empresa. Pinto afirma que a TAP acompanhará de perto o processo de recuperação judicial da Varig.

Na última sexta-feira, a Varig entrou com pedido de recuperação judicial, com base na nova Lei de Falências, na 8ª Vara Empresarial da Justiça do Rio. Pelas novas regras, a empresa terá 180 dias de proteção judicial e 60 dias para apresentar um plano de reestruturação junto aos credores - neste período, ficam suspensas as cobranças de dívidas da empresa.

A carta responde a notícias de que a TAP teria desistido de negociar com a Varig devido ao pedido de recuperação judicial. No mês passado, a companhia portuguesa assinou com a FRB - Par Investimentos S.A. memorando de entendimento com objetivo de conduzir processo de capitalização, direta ou indireta, das empresas Varig S.A., Varig Participações em Transportes Aéreos S.A., e Varig Participações em Serviços Complementares S.A..

O objetivo da TAP seria a aquisição de até 20% do capital da Varig (máximo permitido pela legislação brasileira). Segundo declaração de Fernando Pinto para o portal da TAP, "abria-se, assim, uma janela de oportunidade para tentar estabelecer uma dimensão estratégica no Atlântico Sul, reforçando-se, por outro lado, a aliança já existente entre as duas companhias no âmbito da Star Alliance".

"A concretização do plano de recuperação da Varig apresentado pela TAP aguarda os desenvolvimentos do processo interno brasileiro", diz o documento assinado por Fernando Pinto. "Agora, como desde o início do processo, a participação da TAP foi e será sempre pautada pela defesa intransigente dos interesses da nossa companhia e de todos os que nela trabalham", conclui o administrador-delegado da empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;