Política Titulo Dados e finanças
Mauá e Rio Grande recebem nota ‘A’ em transparência fiscal

Cidades figuram entre as 365 do país com conceito máximo em ranking do Tesouro Nacional que avalia qualidade de dados enviados ao Siconf

Anderson Amaral
18/06/2024 | 21:51
Compartilhar notícia
FOTO: Pexels

ouça este conteúdo

O Grande ABC emplacou dois representantes, Mauá e Rio Grande da Serra, entre os 365 municípios brasileiros que receberam nota máxima em ranking que avalia a qualidade dos dados encaminhados ao Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público), do Tesouro Nacional. O estudo, que está em sua quinta edição, tem como objetivo valorizar a transparência na prestação de contas de Estados e municípios. Avaliada com conceito “A”, a cidade administrada pelo prefeito Marcelo Oliveira (PT) ocupa a 116ª posição, enquanto a comandada por Penha Fumagalli (PSD) é a 226ª.

Os entes federativos encaminham ao Siconfi quatro documentos: DCA (Declaração de Contas Anuais), RRE (Relatório Resumido de Execução Orçamentária), RGF (Relatório de Gestão Fiscal) e MSC (Matriz de Saldos Contábeis) – relatórios que são disponibilizados para acesso público no site do órgão. Com base nesses demonstrativos, o Tesouro Nacional realiza mais de 160 verificações diferentes para avaliar a qualidade e veracidade dos dados informados.

De acordo com os porcentuais de acerto, o ranking atribui notas que variam de “A”, quando ao menos 95% das informações são consideradas corretas, a “E”, quando o índice é inferior a 65%. Entre as sete cidades, Mauá e Rio Grande da Serra receberam notas “A” na mais recente edição, que considera dados de 2023. Quatro tiveram conceito “B” (São Bernardo, São Caetano, Diadema e Ribeirão Pires) e uma (Santo André), a classificação “C” (veja tabela abaixo).

Ainda segundo o ranking, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra foram os únicos municípios da região que melhoraram sua nota na passagem de 2022 para o ano seguinte. Na edição de 2021, Mauá havia recebido nota “C”

BANDEIRA

Quando considerado apenas o Estado de São Paulo, Mauá ocupa a nona posição do ranking. “Para nós, poder ser transparentes com o Tesouro Nacional e com o munícipe é fundamental. Dar visibilidade àquilo que é realizado era uma bandeira de nosso plano de governo, em especial nas finanças, que encontramos em uma situação delicada”, comentou o prefeito Marcelo Oliveira.

A prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli, também comemorou a divulgação do ranking. “Recebi com muita alegria a nota divulgada hoje (ontem) pelo Tesouro Nacional. Desde o início, nossa gestão sempre pautou a transparência com as contas públicas, Isso é reflexo do respeito e do comprometimento com o dinheiro do contribuinte, e acima de tudo, com os cidadãos de nossa cidade”, disse Penha.

Em 2023, o Tesouro Nacional transformou o ranking em um prêmio, distribuído anualmente. “A premiação representa um gesto do Tesouro de reconhecimento e valorização da atuação de entes e profissionais que trabalham arduamente para construir um Brasil melhor”, disse o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, durante cerimônia realizada ontem em Brasília para premiar Estados e municípios que se destacaram no ranking.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;