Cultura & Lazer Titulo
Novo vírus 'infesta' caixas de e-mail no Brasil
Do Diário OnLine
27/01/2004 | 17:31
Compartilhar notícia


Apenas na manhã desta terça-feira, as empresas de segurança interceptaram mais de 1,5 milhão de e-mails infectados com o vírus Mydoom, também chamado de Novarg e Mimail. De acordo com levantamento divulgado pelo InfoGuerra, um em cada 12 e-mails que estão circulando na Internet carrega o vírus. A praga virtual chegou nesta terça ao Brasil, 'infestando' as caixas de entrada.

Especialistas dizem que o novo vírus tem potencial de propagação ainda maior do que o Sobig, considerado o mais letal dos worms em 2003.

Um dos maiores riscos é que as mensagens do Mydoom às vezes vêm 'disfarçadas' com o nome de pessoas conhecidas do usuário, ou do seu provedor de acesso. Achando se tratar de fonte confiável, o internauta acaba abrindo a mensagem e infectando sua máquina.

Os e-mails chegam com arquivos anexados em .exe e .zip. No campo assunto (subject), as palavras variam. Mas a maioria das mensagens infectadas traz as palavras 'hi', 'hello', 'test', 'status' e 'error'.

O Mydoom tem data para expirar: 12 de fevereiro. Antes disso, o vírus está programado para fazer um ataque em massa aos servidores do SCO Group, que irritou a comunidade virtual ao fazer críticas ao sistema Linux.

As empresas de segurança orientam os usuários a atualizarem seus programas anti-vírus o mais rápido possível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;