Setecidades Titulo
Rudge testa câmeras nas ruas
Mário César de Mauro
Da Redaçao
25/06/2000 | 20:19
Compartilhar notícia


As 22 câmeras de televigilância que fornecerao imagens das ruas do bairro Rudge Ramos, em Sao Bernardo, deverao estar em operaçao normal nesta semana, segundo o Conseg II (Conselho Comunitário de Segurança). O presidente da entidade, Ivan Martins, disse que entre segunda e quarta-feira devem ser realizados os primeiros testes com os aparelhos. Para a inauguraçao oficial, ainda sem data definida, o Conseg espera a presença do comandante-geral da PM, coronel Rui Cesar Melo, que será convidado a prestigiar o evento. Como representante da comunidade do bairro, o Conseg II irá reivindicar um aumento de efetivo da PM para a regiao.

Conforme o Diário divulgou no início do mês, a Vila Paulicéia também vai ter um sistema de televigilância. O projeto já está em andamento e os pontos de localizaçao das câmeras já estao definidos.

Desde a inauguraçao (15 de abril passado) da Base Comunitária da PM no Rudge, no largo Sao Joao Batista, o projeto de instalaçao de câmeras vem sendo estudado. Depois de quase três meses de acertos e captaçao de verba, os moradores e freqüentadores do bairro vao poder contar com o equipamento para reforçar a segurança.

Segundo o comandante da 2ªCia do 6º Batalhao da PM, responsável pela área, Jaime Onofre Pacheco, o sistema servirá para o patrulhamento in loco, sem a necessidade de um policial estar presente. "As câmeras vao estender nossos olhos, já que nao dispomos de efetivo para cobrir toda a nossa regiao", disse.

O comandante ainda ressaltou a importância dos recursos materiais no auxílio do serviço prestado pela polícia. "Para fazermos um bom trabalho preventivo precisamos de instrumentos. Também faremos um trabalho em conjunto com a Polícia Civil, em possíveis investigaçoes sobre crimes captados pelos aparelhos", afirmou Pacheco.

Os equipamentos do sistema chegaram na terça-feira e estao prontos para instalaçao. O único empecilho é a reconstruçao do painel que vai sustentar os seis monitores. "Sao cinco de 20 polegadas e um de 14. Vieram um pouco maiores do que tínhamos previsto e por isso tivemos de refazer. Isso retardou um pouco o início das operaçoes. Faremos os primeiros testes no início desta semana, mas nao definimos a data da inauguraçao oficial", explicou Ivan Martins.

As ruas do bairro que estejam dentro do raio de um quilômetro, a partir da Base Comunitária, serao monitoradas pelas câmeras. A Vila Vivaldi, um dos locais com o maior índice de criminalidade do Grande ABC, vai receber oito pontos de captaçao de imagens, sendo três na avenida Lions.

A convergência das imagens será no interior da base, onde policiais militares farao o monitoramento. Por meio de um sistema de rádio, as eventuais ocorrências serao repassadas às viaturas de plantao.

Paulicéia - Os estudos para a implementaçao do sistema de televigilância na Paulicéia, em Sao Bernardo, já foram realizados pelos técnicos que estao cuidando do projeto. Os locais onde serao instaladas as 22 câmeras também estao definidos. No próximo dia 29, será eleito o núcleo de açao local do bairro, que buscará a verba necessária para a compra dos equipamentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;