Setecidades Titulo
Vestibulandos acham difícil prova da 2ª fase da Fuvest
Andrea Catão Maziero
Do Diário do Grande ABC
07/01/2001 | 20:16
Compartilhar notícia


Os vestibulandos que realizaram neste domingo a prova de Língua Portuguesa, a primeira da segunda fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), consideraram o exame difícil. Segundo eles, as questões mais complicadas envolviam Literatura, enquanto que as de Gramática e até mesmo a redação puderam ser desenvolvidas sem maiores problemas.

No Grande ABC, foram convocados para a segunda fase do vestibular mais concorrido do país 1.154 candidatos que realizaram as provas nas escolas estaduais Doutor Américo Brasiliense, em Santo André, e João Ramalho, em São Bernardo. Ao todo, atingiram nota mínima necessária 27.180 alunos que concorrem a 9.747 vagas.

Segundo o supervisor da Fuvest, o professor José Coelho Sobrinho, o índice de abstenção na região foi semelhante ao da capital, mas se manteve inferior ao registrado no interior paulista. Em Santo André, 6,07% dos candidatos não realizaram a prova de Língua Portuguesa. Em São Bernardo, o índice ficou em 6,71%. A abstenção na capital ficou em 6,04%, enquanto que no interior o índice foi de 8,4%. A média de abstenção em todo o Estado ficou em 6,95%.

O estudante Davi de Carvalho, 18 anos, de Santo André, que prestou vestibular para Educação Física, disse que deixou três questões em branco. “A prova estava bastante complicada, principalmente Literatura.” No entanto, ele acredita ter se saído bem nos demais itens que respondeu. “Antes da prova, estava mais preocupado com a redação, mas durante o exame desenvolvi o tema proposto sem maiores dificuldades.”

Para o candidato a uma das vagas de Engenharia, o estudante Fabrício Ribeiro, 18 anos, de São Mateus, a dificuldade do exame esteve equivalente ao da primeira fase. “É que se a gente não sabe alguma questão no teste de múltipla escolha pode acertar no chute, mas quando a prova é dissertativa é outra história.” Ele disse ter deixado uma questão de Literatura sem resposta, porém, acredita recuperar os possíveis pontos perdidos nas demais disciplinas. “Língua Portuguesa não é o meu forte”, afirmou.

Priscilla Pellegrini, 17 anos, de Ribeirão Pires, não deixou nenhuma questão para trás, mas não respondeu a dois itens de uma pergunta de Literatura. “São muitos os livros obrigatórios, por isso, temos de recorrer com freqüência aos resumos, deixando de conhecer detalhes importantes das obras.”

Mais provas – As provas da segunda fase da Fuvest prosseguem até quinta-feira, quando acontece exame que envolve Matemática. Nesta segunda, dependendo do curso escolhido, os vestibulandos responderão a perguntas de História ou Química; Na terça, de Geografia ou Biologia; e na quarta-feira de Física. Em todas as disciplinas o exame é composto de dez questões dissertativas.

Na região, os exames acontecem na Américo Brasiliense (praça IV Centenário, s/nº, Centro) e na João Ramalho (rua José Bonifácio, 102, Centro). Os portões fecham impreterivelmente às 13h30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;