Setecidades Titulo Memória
A Páscoa estendida. A Paixão em Rio Grande da Serra. A fé em forma de teatro. A família reunida.

Toda religiosidade e criatividade conduzidas uma vez mais pelos fiéis da Paróquia São Sebastião

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/04/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


A Oitava da Páscoa é o período que compreende entre o domingo de Páscoa até o domingo seguinte, do domingo da misericórdia, ou domingo in albis, ou seja, são oito dias em que a celebração solene da Páscoa é estendida.

Cardeal Orani João Tempesta

Arcebispo do Rio de Janeiro

Sábado na Oitava da Páscoa

6 de abril

Repreendeu-lhes a incredulidade e dureza de coração por não terem acreditado nos que o tinham visto ressuscitado dos mortos.

Marcos, 16,14b

Ilustração: Samira Rosa Madeira, Paixão de Cristo na Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra; 29-3-2024.

E nós aqui da “Memória” seguimos com a Oitava da Páscoa recorrendo às fotos emocionadas que nos chegaram da Paróquia São Sebastião, em Rio Grande da Serra.

Em Rio Grande, a Companhia Teatral “Celebra a Vitória” manteve a tradição de muitos anos. Ensaios se repetiram desde o início do ano, sob a direção de Gerú Madeira, para o drama da Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa.

Samira Rosa Madeira foi, uma vez mais, a nossa interlocutora. “Memória” pediu a ela que enviasse os nomes dos participantes, listagem com a qual encerramos esta série.

Nesta foto geral, os participantes, com os acréscimos de Fernando Nascimento, que na produção cuidou do figurino, e o apoio do padre Ernani.

ELENCO

Samuel Sena (Jesus), Jorginho Balila (Barrabás), Sergio Balbino (o ladrão ruim), Lindomar (o ladrão bom), Maria Gomes (Verônica), Thiago Hora (Pilatos), Pedro Souza (João Evangelista), Anthony Pedro (Pedro), Gabriel Nascimento (soldado), Eduardo Cardoso (caifás), Ariadna (mulher de Pilatos), Ana Cristina Lopes (Maria, mãe de Jesus), Iandra Reis (Maria Madalena) e Renato Barbosa (Cirineu). 

Os anjos: Fernanda Braga e Marcella Braga.

E o povo de Jerusalém, representado por Maria Eduarda, Mariana Lopes, Aline Silva, Silvana Lana, Gabriela Nascimento e Guilherme Souza.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Lições de História - 4

Texto: Milton Parron

No final da madrugada de 31 de março de 1964, seis mil militares da 4ª Região Militar em Juiz de Fora, comandada pelo general Mourão Filho, marcharam para o Rio de Janeiro onde se encontrava o presidente João Goulart. O objetivo era depô-lo.   

No dia seguinte, 1º de abril, por volta das 13h, Goulart viajou para Brasília e no mesmo dia seguiu para Porto Alegre em busca do apoio do governador Leonel Brizola, seu cunhado, do qual esperava ajuda para resistir ao golpe.  

No entanto, uma sessão extraordinária do Congresso convocada pelo casuístico senador Auro Soares Moura Andrade abreviou o mandato de João Goulart. Naquela sessão, Moura Andrade deu ciência, aos demais, que o presidente tinha viajado deixando vago o cargo. Uma estupidez já que em viagem dentro do território nacional o chefe da Nação não precisa de autorização do Congresso.   

Esses fatos, ilustrados com gravações raras daqueles acontecimentos, são destaques do quarto capítulo da história do golpe de março de 1964 no programa “Memória” deste final de semana rádio Bandeirantes.

Memória

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (86.3 e 90,9). 64, revolução ou golpe - IV. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje às 22h; amanhã às 7h, com reprise na sexta-feira, dia 12 de abril, às 22h. Também disponível nas principais plataformas digitais, no Spotify e no Apple PodCast.

Arquivo de Memórias Musicais

Canções eternas. Apresentação: José Clovis. Produção: Solange Vieira Nolasco. Neste domingo, às 15h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9.

Canta Itália

Reprise da edição da última quarta-feira.

No Momento Memória, as famílias Colombo, Carletti e Butrico.

Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Hoje, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9; e Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.

DIARIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 6 de abril de 1994 – ano 36, edição 8666

MANCHETE – Atropelador da Goiás aparece e vai responder em liberdade.

Abaixo-assinado de moradores do bairro Santa Paula pede lombadas na avenida.

FUTEBOL – O técnico Jair Picerni estreia hoje (6-4-1994) contra a Ponte Preta, apostando na reversão da má fase do Santo André.

EM 6 DE ABRIL DE...

1904 – Do correspondente do Estadão em São Bernardo: faleceu dona Gertrudes de Lima, 60 anos, viúva de Joaquim Antonio de Oliveira Lima.

Faleceu em São Paulo, aos 80 anos, João Pedroso, pai de João Pedroso de Assis e sogro de Felício Antonio Pedroso. Era natural da Vila de São Bernardo.

NOTA DA MEMÓRIA – Os dois falecimentos fazem lembrar logradouros públicos de Santo André, o Parque do Pedroso e a central Rua Dona Gertrudes de Lima.

1979 – O prefeito Tito Costa, de São Bernardo, dava posse à comissão da Campanha do Agasalho. Na presidência, a primeira-dama, Lea Costa.

O slogan escolhido para a campanha foi criação do chefe do Cerimonial, radialista Rolando Marques: “Inverno é tempo de calor humano”.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Pedra Bela. Fundado em 1869 e elevado a município em 1964, quando se separa de Bragança Paulista.

E mais: Boquira (BA), Limoeiro (PE), Rosário (MA) e Santana do São Francisco (SE).

HOJE

Dia Mundial da Atividade Física




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;