Setecidades Titulo Surto
Grande ABC registra segunda morte por dengue, em Diadema

Vítima era homem e tinha entre 50 e 64 anos; primeiro óbito foi confirmado em Mauá no início do mês

Thainá Lana
26/03/2024 | 12:19
Compartilhar notícia
Freepik


Reportagem atualizada às 18h36

O Grande ABC registrou a segunda morte por dengue no ano, em Diadema. A vítima era um homem e tinha entre 50 e 64 anos. O primeiro óbito na região foi confirmado no início deste mês em Mauá, era uma mulher e tinha entre 35 e 49 anos, segundo última atualização do painel de controle da doença da SES (Secretaria Estadual de Saúde). 

Além dos dois registros, outros 10 óbitos em decorrência da doença estão sendo investigados, sendo cinco em São Bernardo, dois em Mauá, um em Santo André, Diadema e Ribeirão Pires. No Estado de São Paulo, 139 pessoas morreram de dengue neste ano.

No total, as sete cidades contabilizam 5.177 casos confirmados, sendo que outros 2.810 estão sob investigação. Com 1.587 registros, Mauá concentra 30,6% das notificações da região, seguida por Santo André (1.414), São Caetano (840), Diadema (654), São Bernardo (571), Ribeirão Pires (94) e Rio Grande da Serra (17).

ESTADO DE EMERGÊNCIA

Desde sábado (23), o Grande ABC está em estado de emergência contra a dengue, medida decretada pelo Consórcio Intermunicipal. Santo André, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires aderiram à norma, já Rio Grande da Serra optou por aguardar devido à baixa incidência na cidade.

A decisão foi tomada após reunião técnica do GT (Grupo de Trabalho) Saúde, com os secretários municipais, além do aval de prefeitos na Assembleia Geral Ordinária realizada no início da semana. A nova norma considerou a alta de casos na região, além do temor para a chegada do pico da doença, que ainda não aconteceu.

Com o decreto, as cidades podem implementar ações com maior agilidade e, também, receber recursos adicionais do governo federal. Serão intensificadas ações já existentes, como presença de agentes de endemia, um Dia D contra a doença e aumento da conscientização da população.

No início do mês, o Governo de São Paulo decretou estado de emergência em saúde pública para a dengue, após recomendação do COE (Centro de Operações de Emergências), uma vez que o Estado atingiu 300 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes.

VACINA

Na primeira etapa da vacinação contra a dengue no SUS (Sistema Único de Saúde), iniciada em fevereiro, o Grande ABC ficou de fora da lista das cidades contempladas. Devido à capacidade limitada dos lotes, o Ministério da Saúde definiu critérios e distribuiu os imunizantes para 521 municípios do País.

No Estado de São Paulo, 11 cidades da região do Alto Tietê receberam as doses, sendo os municípios de Guarulhos, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim e Salesópolis.

Na sexta-feira (22), o Ministério da Saúde anunciou que irá redistribuir as doses da vacina contra a dengue que não foram utilizadas. De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, terão prioridade no processo os municípios que decretaram situação de emergência em razão da doença.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Notícias relacionadas


;