Economia Titulo
Mauá agiliza informações e atrai empresas
Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
04/08/2001 | 19:24
Compartilhar notícia


A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Mauá registrou até julho 750 consultas sobre certidão de uso do solo. O documento significa o reconhecimento da presença de determinada empresa ou atividade industrial na cidade. O volume de consultas pode funcionar como um termômetro da geração de negócios. O movimento deste ano representa acréscimo de 87% em comparação com o total de 400 consultas realizadas no ano passado. Em 70% dos casos, as empresas que requisitam o documento estão interessadas em investir na cidade. O restante é composto por empresas interessadas em regularizar a situação dos imóveis que ocupam.

A secretária de Planejamento e Meio Ambiente da cidade, Josiene Silva, acredita que a simplificação do acesso às informações estimulou a procura, que foi induzida também pela campanha de divulgação do trabalho nas imobiliárias locais.

Josiene não soube informar quanto dos novos investimentos está diretamente relacionado com o Pólo de Sertãozinho – uma área de 5 milhões de m² destinada à ocupação industrial, que desperta interesse de novos investidores por estar próxima do futuro Rodoanel.

A Secretaria prepara desde janeiro o Plano de Ocupação Sustentada do Pólo de Sertãozinho, que terá todas as informações de que as empresas necessitam para planejar a construção de fábricas e depósitos no local. Josiene afirmou que a importância do projeto está na agilização das informações para que a Prefeitura autorize novos empreendimentos. Normalmente, as autorizações deste tipo demoram mais de 90 dias e podem até desestimular investimentos. “Queremos agilizar a tomada de decisões.”

Para concluir o plano, a Secretaria ainda depende de informações do governo estadual sobre o traçado do Rodoanel e da localização de mais um piscinão dentro do Pólo do Sertãozinho. No entanto, já estão disponíveis em um só documento todos os dados sobre as exigências ambientais de cada área da cidade contidas no Código Florestal, Plano Diretor e leis de preservação e ocupação. No futuro, todas as informações aparecerão no vídeo junto a fotos aéreas digitalizadas, o mapa eletrônico oficial da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;