Setecidades Titulo Por R$ 780 mil
Prefeitura de Mauá inicia reforma completa da passarela central

Após reforço estrutural em 2023, novas obras devem durar seis meses

Da Redação
22/03/2024 | 06:57
Compartilhar notícia
FOTO: Evandro Oliveira/PMM


A Prefeitura de Mauá iniciou ontem as obras de reforma total da passarela central. Inaugurada há 27 anos, a estrutura recebeu reparos pontuais e de renovação visual. Essa é a segunda fase de intervenções que a atual gestão faz no espaço, após o reforço estrutural realizado em uma rampa nas proximidades do calçadão da Rua Rio Branco. O investimento será de aproximadamente R$ 780 mil.

O tempo estimado é de até seis meses de obra. Durante o período, a estrutura poderá ser utilizada pelos pedestres, mas interdições parciais podem ocorrer. O projeto a ser executado no momento contempla a troca da cobertura, nova iluminação, implantação de piso tátil, corrimãos, reparos de serralheria e adequação visual.

A recuperação precisou ser dividida em duas etapas, porque, em junho do ano passado, a secretaria de Proteção e Defesa Civil identificou sinais de desgaste em um setor. O trabalho foi projetado para não causar impactos na Avenida João Ramalho, de grande circulação, e na ferrovia. A obra começou pelo processo de escora e sustentação da rampa que apresentou sinais de desgaste.

Foi necessária a contratação do delicado processo chamado de macaqueamento, que consiste na utilização de macacos hidráulicos para levantar e escorar a estrutura comprometida, com o auxílio de um conjunto de andaimes. Assim, os demais serviços puderam ser feitos em segurança, como as trocas de perfis metálicos e parafusos, refação das soldas, além da instalação de seis novos apoios estruturais para garantir a estabilização. O valor investido na época incluiu ainda laudos técnicos de engenharia.

PROBLEMAS

A passarela central foi interditada em 26 de junho do ano passado por técnicos da Defesa Civil, porque o local havia apresentado deslocamento de sua estrutura, mediante o acesso massivo e simultâneo do público que se dirigiu para a 3ª Festa Junina do município, para acompanhar o show do cantor de Péricles, realizado no dia 23 do mesmo mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;