Cultura & Lazer Titulo
Grande leilão do Jazz agita Nova York
Da AFP
18/02/2005 | 21:10
Compartilhar notícia


Os saxofones de Charlie Parker e de John Coltrane e o trompete de Dizzy Gillespie são alguns dos instrumentos das maiores lendas do jazz dos Estados Unidos que estarão à venda neste domingo em um histórico leilão em Nova York. Entre os ‘raros ítens’ estão 430 instrumentos, partituras e roupas, a maioria deles posta à venda pela primeira vez, já que os produtos saíram diretamente da coleção dos herdeiros dos músicos.

Há dez anos que a casa de leilão Guernsey vem tentando realizar este evento e negociou diretamente com os familiares, que se entusiasmaram com a idéia. "É algo muito extraordinário, nunca se viu nada igual", explicou o presidente da casa de leilão,

Arlan Ettinger, que procura trabalhar com temas de apelo popular, como John F. Kennedy, Elvis Presley e esportistas.

"Se um roqueiro tinha uma guitarra de 1964, havia fortes chances de que, em 1965, ele a tivesse perdido, emprestado ou vendido. Foram essas peças que procuramos. Elas continuam sendo tesouros 30 ou 60 anos mais tarde", revelou.

Algumas peças, que serão leiloadas, são excepcionais, como o saxofone fabricado por Charlie Parker em 1947, que leva seu nome, e os três saxofones de John Coltrane. Ettinger encontrou também um texto manuscrito e uma partitura: o original de ‘A Love Supreme’, obra de John Coltrane. "A poesia é a música criada com as palavras. É difícil encontrar algo melhor", comentou.

Não foi realizada qualquer estimativa de possíveis ganhos. "Para se fazer uma estimativa é preciso ter antecedentes. Quando se põe à venda um Picasso, é possível avaliá-lo comparando com outras vendas anteriores. Mas no caso de um saxofone de Coltrane, que jamais foi vendido, como fazer uma estimativa?", questiona.

Na entrada do ‘Jazz Lincoln Center’, a grande sala de jazz de Nova York, onde será realizado o leilão no próximo domingo, os instrumentos foram sendo colocados aos poucos nas vitrines, para sua exposição antes do fim de semana.

Entre eles, estão um vestido de gala bordado com ouro, de Ella Fitzgerald, o trompete utilizado por Dizzy Gillespie nos anos quarenta, que tem seu nome gravado, os sapatos do bailarino Bill "Bojangles" Robinson, os óculos escuros do lendário Miles Davis e um manuscrito de 27 páginas de Louis Armstrong. Mas os nomes famosos não param por aí.

As ofertas poderão ser feitas também pelo e-Bay (site de leilões). A receita será dividida entre os familiares e as fundações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;