Economia Titulo
Telefônicos fazem paralisaçao na Grande Porto Alegre
Do Diário do Grande ABC
20/02/2000 | 18:30
Compartilhar notícia


Os telefônicos da regiao metropolitana de Porto Alegre fazem nesta segunda-feira uma paralisaçao de duas horas no começo da manha. O protesto foi decidido no último sábado, durante assembléia, e servirá para retomar a mobilizaçao da categoria. Os funcionários estao sem aumento há 26 meses e tiveram sua negociaçao salarial prejudicada pela indefiniçao administrativa na Companhia Riograndense de Telecomunicaçoes (CRT). O conselho de administraçao da empresa deveria ter sido escolhido na última quinta-feira, mas um conflito de interesses inviabilizou a assembléia de acionistas. Eles reivindicam 12,23% de reajuste.

"Vamos fazer operaçoes de surpresa em todos os locais de trabalho em protesto por causa do retrocesso nas negociaçoes", explicou o presidente do Sindicato dos Telefônicos (Sinttel), Jurandir Leite. Além da paralisaçao de duas horas, os funcionários adotarao outras medidas que só serao conhecidas no momento do protesto. A intençao dos telefônicos, segundo o dirigente, é aprovar sua greve junto a de outras categorias, como o magistério gaúcho e os juízes federais, que paralisam suas atividades no dia 28.

Em Porto Alegre, haverá outra assembléia na terça-feira para decidir se eles vao se unir aos outros movimentos. As outras regionais dos telefônicos realizam assembléia nesta segunda-feira para definir suas formas de mobilizaçao. "Esperamos que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicaçoes), que criou este pandemônio, resolva a situaçao", afirmou Leite. O governo gaúcho enviou, na semana passada, uma carta ao presidente Fernando Henrique Cardoso pedindo providências da Anatel para assegurar a continuidade dos serviços da CRT.

As mudanças administrativas na CRT começaram no dia 4, quando a Anatel determinou o afastamento da Telefônica, acionista majoritária do consórcio Tele Brasil Sul (TBS). O grupo deveria ter negociado suas açoes até aquela data para cumprir o Plano Geral de Outorgas do setor, que lhe impede de deter o controle de duas telefônicas - já possui o da Telesp - em áreas diferentes. A Telefônica negocia o controle da CRT com o consórcio Tele Centro Sul (TCS), que administra a empresa em caráter temporário. No dia 17, a assembléia deveria ter escolhido o conselho de administraçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;