Setecidades Titulo
São Bernardo inaugura museu de pragas urbanas
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
01/06/2002 | 17:00
Compartilhar notícia


A ABC Expurgo, empresa de controle de pragas de São Bernardo, acaba de inaugurar um museu de pragas urbanas, incluindo baratas, formigas, besouros e ratos. Aberto a visitação gratuita de escolas, estudantes de biologia e grupos interessados no assunto, o museu vivo de pragas urbanas tem a proposta de orientar as pessoas sobre o aparecimento de pragas em casas, comércios e indústrias, de acordo com a diretora da empresa, a bióloga Lúcia Schuller. Tem ainda a intenção de explicar aos visitantes como pode-se evitar infestações desse tipo.

São dez colônias de formigas domésticas, 15 colônias de duas espécies de baratas, 12 colônias de besouros coleópteros, ratos, além de formigas saúvas e três espécimes de bicho-pau, inseto que simula galhos de árvore – embora os últimos não existam nos ambientes urbanos.

Os insetos e roedores são mantidos em uma sala climatizada, para evitar que morram, que reúne informações a respeito de cada praga, além de microscópios para examinação da atividade de pequenos coleópteros que atacam cereais, por exemplo.

Mais de 50 baratas Blatella Germânica – do tipo que freqüenta galerias de esgoto e tubulações auxiliares – se acumulam em uma caixa de plástico transparente, devidamente alimentadas com restos de alimento por funcionários da empresa. Na caixa, armários, mesas e cadeiras em miniatura simulam uma sala de estar. “Nossa intenção, com isso, é simular a infestação por esse tipo de praga e mostrar a importância do combate de sua disseminação”, afirmou Lúcia.

Já as minúsculas formigas Monocorium Floricola, que não atingem dois milímetros de comprimento, apesar da aparência inofensiva, são pragas no sentido máximo do termo, de acordo com a bióloga – os pequenos insetos atacam diversos tipos de alimentos e consolidam suas colônias em cozinhas. No pequeno museu da empresa, são alimentadas com porções de ovos cozidos.

A empresa está acertando uma parceria com o curso de biologia da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), pela qual estudantes da instituição substituirão os funcionários da empresa e atuarão como monitores do museu. Além disso, prepara um folheto com as principais dúvidas e esclarecimentos sobre as pragas urbanas mais comuns. O museu fica no bairro Nova Petrópolis e as visitas devem ser agendadas pelo telefone 4330-6644 ou pelo e-mail info@abcexpurgo.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;