Setecidades Titulo Memória
Vincenzo Roma. O italianinho andreense. Estudou no Singular... ...e na Fefisa. Esta noite é só dele.

A centenária Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André, a eterna Savoia, organiza uma festa que por certo ficará na História

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/02/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


“Vai reunir-se a seu marido, Gennaro Roma, residente em São Paulo”.

De uma das anotações no passaporte coletivo da jovem senhora Angelina Cappuccio Roma e filho Vincenzo, emitido em 1953 pelo Consulado do Brasil em Nápoles.

Mãe e filho desembarcaram no Porto de Santos em 2 de dezembro de 1954. Iniciava-se a segunda parte de uma história familiar a ser vivida em Santo André – a primeira parte, claro, aconteceu na Itália sacudida pelos horrores da Segunda Guerra Mundial.

A família guardou o passaporte, um dos documentos mais bonitos já recebidos por esta página Memória. Foi descoberto pela Ítalo-Brasileira por meio dos seus diretores, Wilson Roberto Davanzo (ex-presidente) e Etel Benatti (presidente atual). Gratidão, Teresa Drago.

O menino Vicenzo Roma, em seu currículo, especifica: “Mora em Santo André”. Frequentou o Colégio Singular, estudou licenciatura em Educação Física na saudosa Fefisa, tornou-se um nome nacional como gerente esportivo em empresas do porte da Pão de Açúcar. Mais não falamos para não tirarmos a surpresa desta noite.

Celebração dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil (1874-2024)

Promoção: Ítalo-Brasileira de Santo André.

Hoje, a partir das 19h.

Homenagem especial a Vincenzo Roma

Participação: página Memória do Diário

Crédito da foto 1 – Álbum familiar

MÃE E FILHO. Passaporte de dona Angelina e do pequeno Vincenzo: o marido veio na frente e os aguardava, ansioso, no distante Brasil. Seriam os novos italianos a construírem a mais linda história numa cidade chamada Santo André

DIARIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 22 de fevereiro de 1994 – ano 36, edição 8629

MANCHETE – Avenida dos Estados leva empresa à Justiça.

Enchente destruía documentos e parava a produção do Moinho São Jorge.

O Diário contabilizava: “Rombos duram 17 dias”.

SANTO ANDRÉ – Câmara Municipal terceirizava o serviço de recepção. Passava a contar com quatro profissionais da empresa Persona Administração de Serviços. 

SINDICALISMO – Heguiberto Navarro (o Guiba) indicado sucessor de Vicentinho na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

FUTEBOL – Domingo (20-2-1994), em São Caetano, o futuro Azulão 3, São-Carlense 2. Pirata marcou dois gols. No comando técnico, Benê Souza.

EM 22 DE FEVEREIRO DE...

1909 – Do correspondente do Estadão em Ribeirão Pires: o jogo do bicho tem aqui franco apoio. Joga-se à vontade. Já os banqueiros, na hora de pagar os prêmios, pedem 30 dias ou “per omnia saecula saeculorum”.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de São Pedro. Elevado a município em 1881, quando se separa de Piracicaba.

Pelo Brasil, aniversariam: na Bahia, Abaíra, Belo Campo e São Desidério; em Minas Gerais, Andradas; em Pernambuco, Calçado; e no Tocantins, São Félix do Tocantins.

HOJE

Dia da criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), cf. lei federal de 22-2-1989.

Cátedra de São Pedro

22 de fevereiro

Neste dia se comemora o Apóstolo São Pedro enquanto no exercício de suas funções docentes: a cátedra, ou cadeira, do Vigário de Jesus Cristo, Mestre da Igreja universal. 

São Pedro foi bispo de Antioquia durante alguns anos e depois instalou sua cátedra definitivamente em Roma.

Ilustração: Arquidiocese de São Paulo (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;