Setecidades Titulo Educação
Governo Federal lança Fies Social para estudantes de baixa renda

Programa que irá financiar 100% do curso será oferecido a partir do 2º semestre

Da ABr
17/02/2024 | 07:00
Compartilhar notícia
Marcos Santos/USP Imagens


O MEC (Ministério da Educação) lançou nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies Social, que vai custear 100% do ensino em instituição de ensino superior, aos estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) do Governo Federal. A medida foi publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União.

De acordo com as regras, os estudantes que se enquadrem nesse perfil não ficarão sujeitos ao cálculo de comprometimento da renda mensal para definir o percentual financiável, mas é necessário que o custo do curso a ser financiado esteja dentro dos limites estabelecidos pelo programa, que determina atualmente teto de R$ 60 mil anuais, para medicina, e R$ 42,9 mil para outros cursos.

Foi estabelecido que metade das ofertas viabilizadas pela disponibilidade de orçamento deverão ser destinadas aos estudantes de baixa renda, com a aplicação da reserva de vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, de acordo com a proporção na população da unidade federativa onde funciona a instituição de ensino.

De acordo com o MEC, o Fies Social já será disponibilizado a partir do segundo semestre de 2024.

O candidato ao financiamento precisa participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e alcançar notas médias iguais ou superiores a 450 pontos, além de não zerar a redação. <TL>




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;