Cultura & Lazer Titulo
A incansável busca por ETs tem ajuda da Web
BETO GOMES
Do Diário OnLine
27/05/1999 | 12:00
Compartilhar notícia


Atençao ufologistas de plantao. O site Seti@home lançou no final de 1998 um método para captaçao de mensagens de extraterrestres sem precedentes. De acordo com o editorial, o projeto visa aproveitar o poder de processamento ocioso em milhoes de computadores ligados à Web para a busca por inteligência em outros planetas.

Para tanto, a página disponibiliza um protetor de tela para download que procura por sinais de rádio de freqüência estreita capazes de penetrar em nuvens de poeira interestelares. Como estes sinais nao sao encontrados na natureza, acredita-se que um resultado positivo pode ser um passo importante na busca por vida extraterrestre. Os dados sao capturados pelo maior radiotelescópio do mundo.

O site entrou no ar no final de 98 e já é uma sensaçao na Internet. Enquanto o programa estiver rodando, o usuário pode escolher entre três métodos de visualizaçao. O primeiro mostra as análises que estao acontecendo na máquina local, exibindo resultados de fácil compreensao.

O segundo modo exibe a forma como o experimento está rastreando o espaço celeste, resumindo os resultados "potencialmente achados até aquele momento". Trata-se da visualizaçao das estrelas mais brilhantes de um determinado local.

O último método traz uma imagem da Terra e localiza cada indivíduo que está participando da busca naquele momento. Mostra o número de computadores que estao conectados e os participantes ativos há mais tempo.

O projeto conta com a participaçao de cientistas altamente graduados e doutores em ciências da computaçao, além de voluntários distribuídos por todo o mundo. Estes colaboradores traduziram o conteúdo do site para várias línguas, incluindo o português. A experiência tem ainda o apoio de entidades e organizaçoes ligadas ao assunto e o patrocínio da gigante da informática Sun Microsystems.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;