Setecidades Titulo
Comerciantes relutam em deixar prainha da Billings
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
02/02/2003 | 20:51
Compartilhar notícia


Há dois fins de semana do prazo limite para a retirada dos comerciantes da prainha do Jardim Nova Canaã, no Riacho Grande, em São Bernardo, eles garantem que farão de tudo para continuar com suas barracas à beira da represa Billings. No local, freqüentado por uma média 5 mil pessoas por final de semana, há pelo menos 30 barracas que oferecem shows de forró nas tardes de domingo. Os visitantes são da região quanto da Baixada Santista e de outras cidades da Região Metropolitana e também não querem a retirada dos comerciantes do local.

No último dia 26, a Prefeitura de São Bernardo, o Dusm (Departamento Estadual de Uso de Solo Metropolitano) e a Emae (Empresa Metropolitana de Água e Energia) notificaram os comerciantes para que abandonassem a prainha, que fica em área considerada de primeira categoria. Para se instalarem, os comerciantes desmataram parte dessa área. Algumas, como a barraca do Pardinho, chegam a ter 500 m². O lixo produzido é despejado diretamente na represa.

Resvoltados com a decisão da Prefeitura e do Estado, os comerciantes – alguns deles há mais de dez anos instalados na prainha – estão pegando nomes dos visitantes em um abaixo-assinado que será entregue ainda nessa semana para a administração municipal. Com as assinaturas, eles devem apresentar uma proposta para regularização da situação das 30 barracas. “Não nos recusamos a pagar novas taxas, mas sair daqui não vamos não. Isso aqui é a diversão de muita gente e se formos expulsos vai aumentar o número de famílias sem renda. Tenho certeza de que muita gente vai acabar na marginalidade para sobreviver”, disse José Luiz Pereira, o Pardinho, um dos mais velhos no local, com barraca no Canaã há 11 anos.

“Se o problema é a falta de limpeza, coloca uma portaria e cobra uma taxa de entrada para ajudar, igual acontece no Estoril”, disse a costureira de Santo André, Antônia Claudete Gonçalves, que neste domingo passou a tarde na prainha com a família. Para a maior parte dos visitantes, o passeio na prainha é uma das poucas opções de lazer barata.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;