Cultura & Lazer Titulo
Eventos marcam centenário de Portinari
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
18/02/2003 | 18:27
Compartilhar notícia


Este ano comemora-se o centenário de nascimento do mais conhecido pintor brasileiro, o paulista Candido Portinari (1903-1962). Uma série de eventos marca a data, entre os quais alguns já começaram e outros estão programados para o decorrer de 2003. O MAC-USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo participa da celebração.

O importante museu paulistano apresenta a partir das 18h30 desta quinta a exposição D. Quixote – Portinari, série de 21 desenhos datada de 1956 e inspirada na obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1615). Portinari utilizou lápis de cor na realização das obras, criadas na época em que afastou-se das tintas por orientação médica. A entrada é franca.

As composições da série ganharam textos de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), os quais acompanham as obras na exposição. Quatro pinturas a óleo de Portinari pertencentes ao MAC-USP também estão na mostra.

A série (vendida somente depois da morte do artista, em 1962) hoje pertence ao Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, que a mantém exposta na Chácara do Céu, em Santa Tereza, no Rio.

Além de celebrar o centenário de Portinari, a exposição integra as comemorações pelos 40 anos do museu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;