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MRS conclui laudos prévios de esteira sobre sistema funicular
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
17/06/2004 | 23:35
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O presidente da MRS Logística (concessionária dos trens de carga da ferrovia Santos/Jundiaí), Júlio Fontana Neto, anunciou nesta quinta que os relatórios preliminares de licenciamento ambiental para a implementação de uma correia transportadora de matéria-prima entre a estação ferroviária de Campo Grande e a Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista), em Cubatão, já foram concluídos. O EIA-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) ficará pronto em seis meses e as obras deverão começar em, no máximo, dois anos. O investimento para o projeto será de U$ 70 milhões a U$ 80 milhões.

A esteira será construída sobre a estrutura e as pontes do sistema funicular, hoje desativado. Serão 17 km de correia, que passará ao lado da Vila de Paranapiacaba por meio de um túnel subterrâneo de 800 m. "Não derrubaremos uma árvore sequer nem degradaremos o patrimônio histórico", disse Fontana Neto. A Vila de Paranapiacaba é tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O sistema deverá transportar 2 mil toneladas por dia de minérios, granéis sólidos e outros produtos, como soja. A carga será proveniente do interior do Estado e de Minas Gerais e descerá a serra até a Cosipa. Fontana Neto ainda não sabe quantos empregos o projeto criará. "Serão muitos, tanto diretos quanto indiretos. Iremos revitalizar a malha ferroviária", disse.

A MRS Logística deverá apresentar uma série de compensações relativas ao impacto que o projeto causará ao meio-ambiente, que deverão beneficiar a Vila. "Ainda não sabemos que tipo de compensação daremos. Se dependesse apenas da MRS, a restauração do Museu Funicular estaria incluída nas contrapartidas", disse Fontana Neto.

A diretora do Departamento da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, Sílvia Regina Costa, disse que a subprefeitura não tem informações sobre o assunto. "Não fomos procurados pela MRS e, portanto, não conhecemos o projeto", informou.

A Cosipa, em comunicado oficial enviado nesta quinta à reportagem do Diário, informou que o projeto será executado pela MRS Logística e não demandará investimentos da siderúrgica. A empresa afirmou que a implementação do sistema lhe trará benefícios, principalmente em relação à redução de custos, em comparação aos valores atuais gastos com transporte de materiais. A MRS tem entre suas controladoras o Sistema Usiminas, do qual a Cosipa faz parte.

Meio-Ambiente – Os moradores da Vila ainda não estão bem informados sobre o projeto, mas se mostraram preocupados com seu impacto no meio-ambiente. "Se for para gerar empregos e revitalizar a ferrovia, eu acho ótimo. Só não pode causar danos ao patrimônio e à mata", disse a comerciante Zilda Bergamini, presidente da Associação dos Empreendedores de Alimentos, Hospedagem e Serviços de Paranapiacaba.

Sônia Maria Félix, presidente do Conselho de Moradores da Vila, está mais cautelosa. "Não sei muito sobre o projeto. Tudo que traz progresso é bom, desde que não destrua a natureza", disse.




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