Setecidades Titulo Memória
Utinga redescoberta. Memória pura. Escola revivida. E uma viagem pelo II Subdistrito...

As edições do Ginasiano Utinguense fazem lembrar os primórdios desta página Memória do Diário nos anos 1980, com a descoberta de imagens então restritas aos álbuns familiares

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/11/2023 | 08:00
Compartilhar notícia


“Ocorre que todos eles (os cinemas de rua) fecharam e apenas o (a) memorialista para não deixar que suas histórias se percam”.

Cf. esta página Memória, 6-11-2023.

Na edição de novembro, “O Ginasiano Utinguense” lembra que o distrito de Santo André teve seis cinemas de ruas, os cines Irajá, Urupema, Iporanga, Santa Terezinha, Rox e Raf.

“Os prédios hoje abrigam igrejas, supermercados ou estão abandonados”, conta Dílson de Oliveira Nunes, o editor e criador da revista eletrônica.

Dílson recorre à colaboração de Nelson Nassimbene e Atílio Santarelli e tem como fonte o blog “Cinemas Antigos do Brasil”. E “O Ginasiano Utinguense” traz fotos do Cine Irajá, com seus dados principais: propriedade de Ferrari, Garcia & Cia. Ltda, localizado à Rua Moscou, 112, atual Rua Santa Maria Goretti, inaugurado em 1950, 1.227 lugares e o fim em 1971.

Triste ver o grande pavilhão do Cine Irajá vivenciando funções não cinematográficas. “Memória” opta pela foto dos jovens à frente do cinema, nos anos 50. A Rua Moscou não tinha pavimentação, mas possuía opções diferenciadas para a sua gente.

Acompanhem a edição de “O Ginasiano”, que traz na capa a chamada da entrevista com Raul Alves de Oliveira, professor de Exatas.

 

Crédito das fotos 1 e 2 (QR-Code) – O Ginasiano Utinguense (divulgação)

TEMPO DE OURO. Jovens na frente do Cine Irajá, na então Rua Moscou. Quais os seus nomes? O Irajá era apenas um dos seis cinemas de bairros em Utinga: no QR-Code, toda a edição de “O Ginasiano” de novembro

DIARIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 12 de novembro de 1993 – ano 36, edição 8542

MANCHETE – CPI do Orçamento quer lei para evitar que corruptos fujam de punição.

INDÚSTRIA – O presidente mundial da General Motors, Jack Smith, visitou ontem (11-11-1993) a fábrica de São Caetano, Confirmou o programa de investimentos de US$ 1,1 bilhão no País até 1997.

FUTEBOL – O técnico Carlos Alberto Parreira convocava dois Ronaldos para a Seleção Brasileira: o goleiro do Corinthians e o futuro Ronaldo “Fenômeno”, jovem de tudo, revelado pelo Cruzeiro.

EM 12 DE NOVEMBRO DE...

1953 – Prefeitos Jânio Quadros (São Paulo), Fioravante Zampol (Santo André), Lauro Gomes (São Bernardo) e o representante do prefeito de São Caetano, Enéas Chiocheti, se encontram no Palácio dos Campos Elíseos, na Capital. Em pauta: aproveitamento das bacias do Tamanduateí e Meninos para grandes avenidas que interligarão Capital e municípios industriais.

1968 - Fundado o Centro de Tratamento Bezerra de Menezes, em São Bernardo.

1973 – Secretaria da Segurança Pública anuncia melhorias no atendimento do posto de identificação do Grande ABC, em resposta a matéria publicada pelo DIÁRIO.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Paraná, hoje é o aniversário de Amaporã, Planaltina do Paraná e Realeza.

Em Goiás, Campo Alegre de Goiás, Cromínia e Mairipotaba.

Em Tocantins, Goiatins e Itacajá.

E mais: Alcobaça (BA), Armação dos Búzios (RJ), Batayporã (MS) e Borborema (PB).

Alcobaça, na Bahia...

De uma crônica de Victor Arroyo

No tempo das memórias de dona Zenilda, Alcobaça era uma cidade de poucas ruas alinhadas com a orla do mar, bonitas casas de veraneio e um centro histórico dos tempos do arraial. 

A vila se estendia desde a barra, onde o rio se encontra com o mar, até o farol, mais ao norte. 

Os caminhos eram longos braços de terra e areia sem calçamento que, uma vez por outra, encobriam casas e praças como se praia e cidade fossem uma coisa só e Alcobaça mudasse de forma depois de cada ventania. 

Nessa hora, seus moradores examinavam se era a mesma ou acaso outra cidade que surgira no lugar, ou se eram eles os mesmos, ou seus vizinhos e amigos os de sempre. 

Nessa terra de mudanças, nada estava garantido, nenhuma permanência era segura. Por isso, era preciso viver a vida tão intensamente, crescer tão rápido, amar tão forte.

Mais cidades brasileiras, na obra de Victor Arroyo:

http://www.viagempelobrasil.com

HOJE

Dia do Diretor de Escola

Dia do psicopedagogo

Dia Nacional do Inventor

Dia do Pantanal

Dia Nacional dos Supermercado

Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita.    

Vigiai...

12 de novembro

...porque não sabeis nem o dia nem a hora.

Fonte: Folhinha Sagrado Coração de Jesus (2023)

Ilustração: bíblia.com.br (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;