Setecidades Titulo
Hospital convida doadores no Carnaval
Fabio Berlinga
Do Diário do Grande ABC
14/02/2007 | 22:47
Compartilhar notícia


Para reforçar o estoque no principal banco de sangue do Grande ABC, o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, vai abrir as portas para doadores neste sábado de Carnaval, das 8h às 13h. Em São Bernardo, doações poderão ser feitas no Hospital de Ensino Anchieta, no mesmo horário (veja quadro).

Apesar da situação ser considerada tranqüila no hemocentro do hospital, durante o feriado a demanda por transfusões costuma aumentar em cerca de 10% por causa de acidentes de trânsito.

“Não existe perigo de desabastecimento, mas como somos o principal fornecedor de sangue da região, não podemos permitir que um aumento exagerado nas tranfusões desestabilize nosso estoque”, explica o médico Geraldo Reple Sobrinho, diretor do Mário Covas.

Para se manter sem problemas, o hemocentro tem de receber uma média de 2,1 mil doação mensais. Até quarta-feira, as doações em fevereiro chegavam a apenas 850. O número preocupa pelo fato de fevereiro ser um mês mais curto.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, a situação do Hospital Mário Covas é menos preocupante do que a de outros hemocentros de São Paulo. Como exemplo, as unidades do Hospital do Servidor Público Estadual e do Hospital Ipiranga, ambos na Capital, estão com estoques reduzidos. No interior, as cidades que enfrentam mais problemas são Sorocaba e Ribeirão Preto.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;