No Brasil, motoristas e entregadores de aplicativo autônomos são mais de 1,6 milhão de pessoas. Os dados são de pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec).
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A profissão é cada vez mais procurada por pessoas que desejam trabalhar de forma autônoma, especialmente nos grandes centros urbanos. Todavia, as atividades de motorista e entregador são classificadas dentre as mais perigosas – com jornadas de trabalho exaustivas e falta assistência por parte dos aplicativos de viagens.
No mês de junho, o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), criou um grupo de trabalho dos aplicativos para tratar ao longo dos próximos cinco meses sobre diretrizes para a regulamentação do segmento.
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Um dos principais objetivos é traçar as propostas para regulamentar o trabalho por aplicativos e acabar com a precarização e exploração dos trabalhadores dessa categoria – tão necessária e, ao mesmo tempo, invisível.
A ideia é regulamentar a atividade por meio de um projeto de lei.
Com o ideal de ajudar motoristas na busca por melhores e mais seguras jornadas de trabalho, a fintech social StopClub atua para facilitar e garantir a segurança dos motoristas, que diariamente estão expostos a muitos perigos.
Hoje, a StopClub conta com mais de 250 mil motoristas e entregadores ativos, em mais de 900 cidades.
“A StopClub nasce com a missão de melhorar a vida dos motoristas e entregadores, com ferramentas inteligentes e tecnológicas para aumentar a sua segurança e a sua rentabilidade no dia a dia”, explica o cofundador e CEO, Pedro Inada.
As ferramentas da fintech social podem ser acessadas por motoristas de todo o Brasil pelo aplicativo 100% gratuito – disponível para Android e iOS. Usuários podem navegar de forma ilimitada.
As principais funcionalidades compreendem:
Luisa Pereira, motorista de aplicativo há 7 anos, diz que a StopClub surgiu como facilitadora do trabalho no dia a dia, além de ser uma ferramenta que a ajuda a ter mais segurança.
“Por meio de um aplicativo gratuito, podemos ter acesso a algumas funcionalidades que nos apoia quase que como um RH mesmo”, diz. “Na questão de segurança, podemos filmar de forma secreta o trajeto e compartilhar com nossa rede de motoristas as corridas, caso nos sintamos ameaçados.”
A 99 e a Uber, por exemplo, disponibilizam apenas um SAC de ouvidoria – mas não há suporte financeiro. “Se formos assaltados, se batermos o carro, nós arcamos com os gastos, além das porcentagens das corridas serem mínimas. Eles nos dão seguro de vida em caso de morte, apenas”, completa.
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