Setecidades Titulo
São Bernardo intensifica combate ao mosquito da dengue
Da Redação
16/11/2010 | 07:29
Compartilhar notícia


A partir de hoje 900 funcionários da Secretaria de Saúde, entre agentes comunitários e agentes de controle de vetores, vão percorrer todos os bairros de São Bernardo com caminhão de som para sensibilizar a população a evitar o acúmulo de água parada dentro das residências. As equipes de combate à dengue passarão de casa em casa para orientar os moradores sobre a necessidade de vedação das caixas d'água, de retirada do líquido acumulado em pratos dos vasos, da troca da água dos recipientes dos animais, da limpeza de calhas e de outras providências para impedir pontos de criadouro do mosquito aedes aegypti.

A medida preventiva vem de encontro aos dados alarmantes divulgados pelo Ministério da Saúde no mês passado. O aumento de casos comparados a 2009 em todo o Estado beirou os 2.000%. O Grande ABC seguiu o crescimento e cinco cidades registraram aumento de notificações ante os dados do ano passado. Em São Bernardo, foram 86 casos notificados este ano contra 16 em 2009.

O Centro de Controle de Zoonoses prestará atendimento até sexta-feira no Paço Municipal, no Centro, orientando a população sobre como identificar o mosquito transmissor da dengue e distribuindo recomendações para evitar a proliferação do inseto. No mesmo período, as equipes de Estratégia de Saúde da Família estarão percorrendo escolas e igrejas em ação educativa sobre a prevenção contra a doença. O combate ao mosquito também será realizado nas áreas de divisa com outros municípios em busca de criadouros, em operação integrada com Santo André, Diadema e São Paulo.

Para animar os moradores, um funcionário da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Planalto compôs um samba especialmente para a campanha, intitulado Stop dengue.

As iniciativas prosseguirão ao longo dos meses de verão, com visitas dos agentes a depósitos de sucata, borracharias e outros estabelecimentos onde existam depósitos de recipientes e pneus que permitam o acúmulo de água parada. Pontos de grande concentração de pessoas, como supermercados. shoppings e faculdades, também serão alvo de vistoria do Centro de Controle de Zoonoses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;