Em 1988, líderes autonomistas de São Caetano reuniam-se pela quarta vez numa promoção conjunta do Diário e do Museu Municipal
ouça este conteúdo
|
readme
|
O encontro foi convocado para a idealização de um suplemento especial comemorativo aos 40 anos da autonomia de São Caetano, publicado pelo Diário do Grande ABC em 22 de outubro daquele ano.
Na apresentação, escrevemos:
Carlos Paez, polêmico, idealista, pediu um minuto de silêncio pelos que lutaram pela autonomia da cidade.
Paulo de Oliveira Pimenta lembrou de sua ida, juntamente com outros companheiros, ao DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), com a missão de dizer que o movimento não tinha teor comunista.
Claudio Perrella lembrou passagem inédita da origem do “Jornal de São Caetano”, sustentáculo da emancipação.
Jayme da Costa Patrão, o chargista da turma, lembrou de Jacob Lorenzini e seu sonho de construir uma pira para simbolizar a chama e ardor dos autonomistas.
José Astolphi deu um desconto para os que se esqueceram dos que conquistaram a autonomia.
NOTA DA MEMÓRIA – A pira sonhada por Jacob Lorenzini não foi construída, mas um livro de bronze com os nomes de todos os autonomistas sim. Foram dois livros. Ambos sumiram da Praça Cardeal Arcoverde. Há promessa de que um terceiro livro será esculpido, desta feita em cerâmica. “Memória” vai cobrar.
Em Maróstica...
Apresentamos duas autoridades da cidade-irmã de São Bernardo, na Itália: o jovem sindaco (prefeito) Matteo Mozzo e o presidente da Fundação Pró-Maróstica, Simone Bucco.
Mozzo e Bucco recebem documentos encaminhados pela Câmara Municipal de São Bernardo, e assinados pelo presidente, vereador Danilo Lima, cumprimentando Maróstica pelo centenário do xadrez gigante e pelos 37 anos da irmandade entre as duas cidades. O portador dos documentos foi o comunicador Marquitho Riotto, que hoje, às 20h, apresenta uma nova edição do programa “Canta Itália”, pela Emissora ABC. Acompanhem e cantem com ele e com as colaboradoras Dulci e Maria Vitória.
Diário há 30 anos
Domingo, 24 de outubro de 1993 – ano 36, edição 8526
Economia & Empresas. - Indústria emprega 85% dos alunos do Senai.
Empresas como a Scania aproveitavam até 90% dessa mão-de-obra recém-formada pelas escolas do Grande ABC.
Reportagem: Marli Romanini, que escrevia: “Tornar-se um aprendiz do Senai pode ser um tiro certo na direção de um emprego assegurado”.
Em 25 de outubro de…
1903 – Ocorrência nas aguas do Rio Grande, na estação do mesmo nome (hoje Rio Grande da Serra): o bote com os irmãos Nicola e Mariano Centofante choca-se com um tronco no meio do rio fazendo disparar uma espingarda que Mariano conduzia. Projetil acerta a perna direita de Nicola, que é transferido à Capital para atendimento.
Organizava-se o Instituto Pasteur de São Paulo para o tratamento preventivo da hidrofobia com a preparação de vacina antirrábica. Na presidência, Dr. Ignacio Wallace da Gama Cochrane.
1953 - Padre Bernardo José Miele celebra sua primeira missa na Matriz de São Bernardo. São-bernardense, filho de Atilio Manoel Miele e Maria Bueno Miele, padre Bernardo foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1950.
1968 - Rui Amaral, único candidato do MDB à Prefeitura de São Bernardo, lança disco de propaganda de sua campanha nas emissoras de rádio de São Paulo.
Inaugurado o Clube de Campo Rosa Mística, em São Bernardo.
NOTA – O Rosa Mística foi um verdadeiro paraíso às margens da Billings. Lindas e gigantescas piscinas. Salões imensos. Uma capela abençoada por dom Claudio Hummes. Hoje tudo é saudade, cede espaço a um condomínio residencial.
1973 – Companhia Telefônica da Borda do Campo (CTBC) e Ericssodo Brasil assinavam contrato para a instalação de mais 57.100 terminais telefônicos.
Hoje
Dia do Cirurgião-dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal.
Dia da Democracia. Lembra a morte do jornalista Vladimir Herzog, nesta data, em 1976.
Dia Nacional do Engenheiro Civil
Dia do Sapateiro
Dia Mundial do Macarrão. Criado em 1995, durante o I Congresso Mundial da Pasta, em Roma, Itália.
Municípios brasileiros
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Casa Branca (1814), Penápolis (1908) e Flórida Paulista (1941).
No Rio Grande do Sul, Alegrete e Caçapava do Sul (ambos de 1831), São José do Norte e Triunfo.
No Ceará, Aracati, Icó e Ipueiras (1883).
Em Minas Gerais, Guanhães (1875) e São Sebastião do paraíso (1821).
Na Bahia, Itaparica, Jequié (1897), Jeremoabo e São Félix.
E mais: Humberto de Campos (MA), Mamanguape (PB), Miguel Pereira (RJ) e Pescaria Brava (SC).
Santo Antônio de Sant’Anna Galvão
25 de outubro
O primeiro santo brasileiro (Guaratinguetá, SP, 1739 – São Paulo, SP, 1822).
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.