Setecidades Titulo
Ribeirão Pires inicia programa de tratamento e reciclagem de lixo
Fernando Inocente
Do Diário do Grande ABC
06/07/2003 | 18:55
Compartilhar notícia


Os moradores de Ribeirão Pires poderão contar, a partir desta segunda, com locais apropriados para depositar o lixo que será reciclado. Conhecido como LEV (Locais de Entrega Voluntária de Lixo Reciclável), o programa faz parte do plano de gestão de resíduos sólidos que envolve o tratamento de todos os tipos de lixo.

De acordo com o Secretário do Desenvolvimento Sustentado da cidade, Luciano Roda, existem diversos problemas com todos os tipos de lixo, do orgânico, que é recolhido pelo caminhão, aos resíduos maiores, no caso de entulhos. “A cidade é composta por avenidas enormes, que infelizmente se transformam em depósitosclandestinos”, disse.

A análise do lixo da região foi feita em 1997. Em 2000, já estava pronto um plano para o tratamento dos resíduos. “Estaremos separando a parte aproveitável, pois há um grande desperdício. Existem municípios que já fazem esse trabalho e o resultado é excelente, pois, além de gerar renda, diminui a quantidade que é depositada nos lixões.”

O projeto, realizado em parceria com o Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias), é do Governo do Estado e foi desenvolvido para conscientizar a população sobre a importância de separar e levar o lixo voluntariamente, além de estar vinculado ao programa de turismo do município. “Escolhemos pontos próximos às escolas para conscientizar as crianças desde cedo, além de ser um ponto de fácil acesso”, contou.

Segundo o secretário, há um convênio com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Mauá, que irá fazer a coleta do lixo. Roda disse que o trabalho exige investimento e a Prefeitura não dispõe no momento, razão pela qual foi firmada a parceria com a Apae. “É importante ressaltar que este é o primeiro projeto que irá trabalhar com lixo reciclado e, por esta razão, esperamos contar com a colaboração de todos os munícipes.”

Locais: rua Anita Garibaldi, 111, Vila Gomes; bairro Aliança, rua Papa João XXIII, 39, Leve Centro Alto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;