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Pequenas ações fortalecem marca
Carolina Rodriguez
Do Diário do Grande ABC
06/09/2003 | 19:22
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É com pequenas ações que se constroem as grandes marcas. Esta é a estratégia defendida pelo consultor Luiz Fernando Lucas, sócio da Meglio Consultoria & Design. Esta teoria é válida, segundo ele, principalmente para as micro e pequenas empresas que lutam para sobreviver no mercado global e competitivo de hoje. Segundo ele, a marca é o patrimônio mais importante que uma empresa tem e, por isso, deve ser bem cuidada. Há casos bastante comuns em que as marcas se tornam sinônimos dos produtos e ultrapassam décadas. “A imagem da marca para os clientes é o que ele sente pela empresa quando pensa nela”, afirmou.

Mas os empresários que pensam que construir uma marca é um processo caro e demorado estão enganados. O fortalecimento do pequeno negócio no mercado competitivo, segundo o consultor, vai além dos investimentos em propaganda e marketing, é feito no dia-a-dia do negócio, com pequenas ações consideradas até desnecessárias.

O consultor explica que estas pequenas ações não demandam investimentos e trazem um retorno muito maior para o empresário. “O diferencial é fazer com que o cliente pense na sua marca e não no concorrente na hora de comprar um produto ou serviço.”

Entre as pequenas ações, o consultor destaca não só a qualidade do serviço e do produto, como também o layout da empresa e atendimento prestado por parte dos funcionários. O cliente quer entrar em um ambiente agradável e, além de se sentir bem, ter suas necessidades atendidas prontamente, com certeza ele irá voltar aquele local quando precisar novamente dos mesmos produtos e serviços. Além disso, a empresa será indicada por ele para quem precisar do mesmo serviço.

“O ponto principal para se construir uma marca é fazer com que todos os pontos de contato entre empresa e cliente estejam alinhados, ou seja, que eles transmitam a mesma imagem da marca que o empresário quer construir. A comunicação deve ser a mesma desde o atendimento no ponto de venda até uma possível negociação no departamento de cobrança, passando pelos setores administrativos etc”, disse.

Lucas citou como exemplo um caso simples de um amigo que estava no elevador de seu prédio de apartamento quando entrou um entregador de pizza. A embalagem cheirava tão bem que o amigo perguntou ao motoboy se ele tinha um cartão com o telefone da pizzaria, mas o funcionário não tinha. “O motoboy é um dos funcionários que mais têm contato direto com os consumidores de um pizzaria, então são eles que devem atender às necessidades dos clientes na hora”, disse. Neste caso, funcionários uniformizados e treinados podem fazer diferença no atendimento.

Cases – Entre as empresas que tiveram sucesso com pequenas ações de marketing, Lucas destacou o supermercado SuperVille, antigo mercado Coriolano, localizado na zona Oeste de São Paulo. O proprietário, José Roberto Lage e Silva, gastou R$ 50 mil em pesquisa com os clientes para mudar o nome do supermercado, em estudo da nova identidade coorporativa e no desenvolvimento de toda comunicação visual no interior do supermercado. Com a nova estratégia, o empresário conseguiu um aumento de 50% no faturamento. A choperia Cobra de Gelo, situada no Mauá Plaza Shopping, também contratou os serviços da Meglio para desenvolver o designe do seu primeiro logotipo.

Pontos negativos – Para começar a construir uma grande marca, no entanto, os empresários devem estar ciente que não são apenas dos aspectos positivos que lembram os clientes quando pensam em uma marca.

Serviços que oferecem muitas filas, como por exemplo as agências do INSS (Instituto Nacional do Serviço Social), nem sempre são bem vistas pelos usuários. Por conta disso, a orientação é, antes de investir em outras ações, melhorar as que já estão em prática no dia-a-dia.




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