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Aviões da FEI participam da SAE Brasil AeroDesign
Das Agências
20/09/2006 | 17:00
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Com o intuito de manter a boa atuação na categoria 'Classe Aberta' da VIII Competição SAE Brasil AeroDesign e voltar às primeiras colocações pela 'Classe Regular', os estudantes do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), que construíram três aviões para a disputa deste ano (dois pela Regular e um pela Aberta), apostam na estabilidade dos protótipos, graças ao uso de materiais resistentes e à execução de testes de vôo com antecedência.

As três equipes enfrentam 75 equipes nacionais e estrangeiras a partir da próxima quinta até domingo no CTA (Centro Técnico Aeroespacial), em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Após conquistarem o vice-campeonato pela Classe Aberta em 2005, os estudantes da equipe FEI Khondor Open estão confiantes quanto ao desempenho da aeronave, menor do que a do ano passado - o novo protótipo tem 4,5 kg, distribuídos em 1,80m de comprimento, 3m de envergadura da asa, comparados aos 5 m de envergadura e 2,5 m de comprimento do avião anterior. "Ganharemos em velocidade", afirmou Hernane Catanoce, capitão da equipe.

Os estudantes pretendem manter a velocidade de 54km/h durante os vôos e levantar cerca de 12,5 kg de carga (cerca de 3 kg a mais do que em 2005), o que resultaria em 17kg de massa total do avião. "Nos primeiros testes, o protótipo já subiu com 12 kg", comemorou o capitão.

Outra aposta da equipe FEI Khondor Open é a nova configuração de asa, considerada mais confiável, já que foi moldada em fibra de vidro (compósito aeronáutico) em vez da madeira balsa utilizada no modelo antigo. "Em 2005, choveu durante as provas, a madeira absorveu água e o avião ficou mais pesado", explicou Airton Nabarrete, professor do curso de Engenharia Mecânica da FEI e coordenador dos projetos.

Classe Regular-  Um monoplano de 3,5 kg capaz de carregar cerca de 6 kg é a grande aposta da equipe Aero Khondor para conquistar as primeiras colocações pela categoria. Formada por dois estudantes veteranos e quatro novatos, a equipe se dedicou, nos últimos meses, à fabricação das próprias peças em placa sanduíche de fibra de carbono e 'honeycomb', material que ajuda a dar leveza e resistência à estrutura do protótipo. "A fabricação do material nos garantiu economia de tempo e trabalho", declarou Tarik Hadura Orra, capitão da equipe.

Com 1,5 m de comprimento, asa com envergadura de 2,54 m e fabricada com compósito aeronáutico de fibra de carbono, o avião da Aero Khondor tem velocidade de cruzeiro de 54 km/h, testada desde fevereiro em pistas de aeromodelismo no interior e litoral de São Paulo. "Pudemos verificar a estabilidade do avião com antecedência, fator essencial durante a competição", concluiu Tarik.

Já a equipe estreante FEI Harpia, formada por estudantes do curso noturno de Engenharia Mecânica, optou pela continuidade do projeto do avião utilizado pela FEI em 2004. O grupo modificou itens como a cauda do avião, compartimento de carga, posição do motor e o ângulo de posicionamento de asa. "É interessante, porque neste caso o desafio dos estudantes é melhorar o projeto anterior e estudar novas estratégias sem modificar a estrutura da aeronave", explicou o professor Airton Nabarrete.

Ao final da Competição, as duas melhores equipes da Classe Regular e a melhor da Classe Aberta ganham o direito de representar o Brasil durante a SAE AeroDesign East Competition, que acontecerá em abril de 2007, nos Estados Unidos.




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