Setecidades Titulo
Sto.André e cidades-irmãs fazem intercâmbio ecológico
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
25/11/2002 | 20:39
Compartilhar notícia


Cinco cidades-irmãs se reuniram nesta segunda em Santo André para discutir e fazer um intercâmbio de projetos voltados à área ambiental. Takasaki, do Japão; Battle Creek, dos Estados Unidos; Chen-gde, da China; e Pilsen, da República Tcheca, são as parceiras de Santo André no programa e devem até sexta-feira apresentar idéias para aprimoramento ecológico da cidade.   

No primeiro dia de realização da 5ªConferência Pentalateral de Meio Ambiente, um dos resultados da parceria entre as cidades foi apresentado ao público. Batizada como ponte da Amizade, uma nova ponte com arquitetura tipicamente japonesa foi inaugurada durante a conferência no jardim japonês do Parque do Pedroso. A cidade de Takasaki foi responsável pela criação do projeto e investiu R$ 60 mil em patrocínio.   

Vinte e dois representantes das cinco cidades fizeram nesta segunda breves apresentações sobre o tema, todas relacionadas a causas ambientais. Programas contra enchentes e de reutilização de água estiveram na pauta da reunião. “Somente no fim do encontro (na sexta-feira), é que a Prefeitura fará um levantamento sobre os projetos que seriam de interesse para a cidade”, disse a assessora de assuntos institucionais da secretaria de governo de Santo André, Patrícia Laczynski.   

Takasaki, por exemplo, trouxe jovens que mostraram pesquisas feitas sobre a diferentes condições da água nos rios da cidade e nos mais afastados. Já Battle Creek e Chen-gde apresentaram programas de educação ambiental. Finalmente, representantes de Pilsen discursaram sobre seus programas de combate a enchentes.  

Programação – Nesta sexta, o grupo parte para a Vila de Paranapiacaba, onde representantes locais irão ministrar palestras sobre a questão dos mananciais e de preservação de patrimônios históricos. O município também irá ministrar palestras sobre a paisagem da cidade, sobre seus trabalhos de drenagem e reciclagem nos próximos dias. A despedida será um tour com os estrangeiros pelas favelas urbanizadas da cidade.   

A idéia de se estimular o intercâmbio entre cidades de diferentes países e continentes começou em 1981, entre Takasaki e Battle Creek. Santo André e as demais cidades abraçaram o projeto pouco depois. Na edição brasileira da conferência, o programa foi patrocinado pela Petrobras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;