Cultura & Lazer Titulo
'Santo Forte' vence o Festival de Cinema de Brasília
Brasília
Das Agências
01/12/1999 | 19:05
Compartilhar notícia


Confirmando as expectativas, o filme Santo Forte, de Eduardo Coutinho, foi o grande vencedor do 32º Festival de Brasília, encerrado terça-feira. Além de melhor longa-metragem, o filme ganhou os prêmios de melhor montagem (de Jordana Berg), melhor roteiro, do próprio Coutinho, além do prêmio da crítica.

O outro favorito, Sao Jerônimo, de Júlio Bressane, acabou levando os prêmios de melhor diretor, fotografia (de José Tadeu Ribeiro) e ator, com Everaldo Pontes. Fernanda Torres venceu na categoria atriz pelo filme Gêmeas, de Andrucha Waddington, egresso da Conspiraçao Filmes e atual marido da atriz.

Entre as outras premiaçoes, a melhor direçao de arte, trilha sonora (junto com No Coraçao dos Deuses, de Geraldo Moraes) e prêmio especial do júri (pela excelência da realizaçao) foram dadas a Hans Staden, de Luiz Alberto Pereira, que aparecia como azarao na especulaçao sobre os premiados.

O ator coadjuvante premiado foi Rolando Boldrin, no filme O Tronco, e a melhor atriz coadjuvante foi Marta Aurélia, no filme Milagre em Juazeiro. A premiaçao foi realizada no Teatro Nacional de Brasília, e as estatuetas foram distribuídas em uma confusa cerimônia. O novo formato do festival, com 12 longas em vez de seis, mostrou suas limitaçoes. Transformou o evento em uma corrida de obstáculos, cansativa nos primeiros dias, extenuante na reta final. Esse cansaço, o excesso de gente concorrendo, a competiçao acirrada por um prêmio alto em dinheiro (R$ 50 mil para melhor filme) sao fatores que podem ter contribuído para transformar o que deveria ser congraçamento em batalha campal.

Religiosidade - Ficará um mérito inegável para esta 32ª ediçao do Festival de Brasília: ter feito justiça a Coutinho, um dos grandes cineastas do país. Santo Forte abre uma janela para o mundo místico e social de uma comunidade pobre da zona sul carioca. Um trabalho de grande impacto, sensibilidade e inteligência. Contente, depois da premiaçao, Coutinho disse que nao tinha feito ``um filme contra o mercado, mas certamente nao fora pautado pelo mercado'.

Santo Forte foi rodado na favela Parque da Cidade, na zona sul do Rio de Janeiro, com orçamento limitado, inicialmente em vídeo, e só depois transposto para película.

O diretor e sua pequena equipe subiram o morro e entraram nas casas de seus entrevistados, revelando fragmentos do cotidiano, como a cena em que uma família assiste pela TV à missa rezada em 1997 pelo papa Joao Paulo II no Aterro do Flamengo, ano em que foram captadas as imagens do filme.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;