Cultura & Lazer Titulo
Vanessa Gerbelli mostra veia cômica
André Bernardo
Da TV Press
31/03/2004 | 20:26
Compartilhar notícia


Depois de interpretar a trágica Fernanda em Mulheres Apaixonadas – que morreu vítima de bala perdida –, tudo o que Vanessa Gerbelli queria era uma personagem leve e cômica. E foi exatamente isso o que ela encontrou na Tancinha de Da Cor do Pecado, novela das sete da Globo. Na trama de João Emanuel Carneiro, a atriz de São Bernardo interpreta uma viúva fogosa que procura o Pai Helinho, de Matheus Nachtergaele, a fim de matar saudades do falecido marido. Já na primeira sessão, porém, o falso pai-de-santo é que fica enfeitiçado pela moça. Quem não gosta nada disso é o espírito de Feitosa, que resolve infernizar a vida do casal. “O pessoal deve ter estranhado a Tancinha: ‘Meu Deus, quem é essa figura de cabelos curtos e peitos grandes? Mas é importante se reciclar, até mesmo para não cansar o público”, diz.

Para diferenciar uma personagem da outra, Vanessa cortou as longas madeixas que caracterizavam o visual de Fernanda. Os vestidos coloridos e com decotes bem pronunciados de Tancinha também devem ter surpreendido quem se acostumou a vê-la em Mulheres com roupas fechadas, escuras e pesadas. Mas a maior diferença é o teor cômico, quase debochado, do núcleo a que pertence a personagem. Desde que assumiram o romance, Helinho e Tancinha não têm um minuto de paz. O espírito de Feitosa, inconformado com a infidelidade da viúva, está sempre incorporando em alguém. Para interpretar o encosto, Vanessa caprichou no tique nervoso e no aspecto queixudo do falecido. “Fisicamente, a Tancinha é até mais estressante que a Fernanda. Ela pula, cai, corre, incorpora... Mas, psicologicamente, é pura diversão”.

A oportunidade de voltar a fazer comédia na TV remete Vanessa à estréia em novelas, como a divertida Lindinha de O Cravo e a Rosa, de Walcyr Carrasco. Como só grava duas ou três vezes por semana, a atriz se dá ao luxo de ensaiar as cenas mais difíceis na casa de Matheus Nachtergaele. “Quando a gente não ensaia, acaba perdendo um pouco o ritmo das piadas. Tempo é fundamental na comédia”, afirma. Coincidência ou não, um dos mais recentes picos de audiência de Da Cor do Pecado, em torno de 43 pontos, foi registrado na cena em que Tancinha e Helinho estão às voltas com as estripulias de Feitosa. Por isso, Vanessa enaltece a parceria firmada com os atores Matheus Nachtergaele e Arlindo Lopes, que interpreta o Cezinha. “Sempre que me perguntam do Matheus, rasgo a maior seda. O cara é um dos maiores atores da geração dele”.

Apesar de já confirmada no elenco de Da Cor do Pecado, Vanessa chegou a participar dos últimos capítulos de Kubanacan como a guerrilheira Amapola. Mas, por serem exibidas no mesmo horário, a atriz quase declinou do convite de Carlos Lombardi. Ela temia que sua participação em uma novela comprometesse a escalação na outra. “Kubanacan serviu como um refresco depois de Mulheres. O Lombardi chegou a fazer piada ao matar a minha personagem”, diz. Na época de Mulheres Apaixonadas, por mais que tentasse, Vanessa não conseguia manter distanciamento da personagem. Quando Fernanda sofria, ela sofria junto: “Só no carro, já a caminho de casa, é que eu conseguia relaxar. Também se não conseguisse, eu pirava”.

A realização de Vanessa hoje só não é completa porque ela não consegue conciliar as muitas atividades profissionais. E por motivos óbvios. As gravações de Da Cor do Pecado e as apresentações da peça Tartufo, em São Paulo, consomem boa parte do tempo da atriz. Sem contar suas atividades como cantora, compositora, dançarina e artista plástica. Foi no musical Cazas de Cazuza que ela chamou a atenção do diretor Walter Avancini, um notório descobridor de talentos, desde os tempos de Regina Duarte e Bruna Lombardi. Vanessa chegou a recusar uma proposta de gravadora para se dedicar à sua primeira novela. “Já me chamaram até para fazer show. Mas sou meio caxias. Para fazer, tem de ser bem-feito. Antes de mais nada, quero me firmar como atriz”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;