Setecidades Titulo
Empresa usa lixo como matéria-prima
Maurício Rodrigues
Da Redaçao
19/08/2000 | 18:07
Compartilhar notícia


Roupas, bolsas, móveis, esculturas e até objetos de arte feitos a partir do lixo. É essa a proposta de dois artistas plásticos e de um arquiteto que fundaram em Sao Bernardo a R3 - traduzida em reduçao, reaproveitamento e reciclagem -, empresa especializada na reutilizaçao de entulho e outros materiais, inclusive na construçao de casas. Um bom exemplo do trabalho do trio está no Centro de Reflexao de Trânsito de Sao Bernardo, onde as árvores sao postes metálicos e chapas de aço perfuradas, além de um conjunto de bonecos feitos de arames e tecidos, batizados de A Volta dos Homens Nádegas.

O trio é composto pelos irmaos Valdir, 35 anos, e Valter Nunes Santana, o Valter Nu, 32, respectivamente arquiteto e artista plástico, e o cenógrafo Edmar Folguerar, 32. "Mas outras pessoas, com a mesma linha estética, se juntam a nós para desenvolver projetos", explicou Valter.

Da reuniao dos três, mais as artistas plásticas Kátia Gayardoni e Solange Santin, a estilista Vera Nunes e a atriz Isabel Lima, surgiu a R3 Designer. O resultado do encontro possibilitou a produçao de uma linha de bolsas e carteiras feitas de pneus e câmaras de ar, a partir das criaçoes de Vera, irma de Valter e Valdir. A linha chegou a ser comercializada pelas lojas C&A.

Segundo Walter, trabalhar com o lixo, a princípio, foi uma necessidade econômica. "Faltava dinheiro mesmo. Hoje executamos projeto com verba. As vezes quem contrata até pede para nao sermos tao radicais, nao pegarmos tudo no lixo", disse o artista. A R3 é responsável pelos figurinos utilizados no evento Noites de Terror, apresentado durante todo o mês de agosto no Playcenter, na Barra Funda, em Sao Paulo.

Edmar explicou que o processo de criaçao começa durante as "caçadas" às caçambas. Segundo o cenógrafo, a melhor área para fazer essa coleta é nos Jardins, zona Sul da capital. "É um lixo rico. Vamos recolhendo o material e imaginando no que poderá se transformar", comentou o cenógrafo. Valdir deu um exemplo de como funciona a criaçao. "Para o Noites de Terror eu queria um efeito de um peito abrindo e saindo os órgaos. De repente, o Edmar encontrou um escorredor de louça. Na hora virou as costelas de um dos personagens e consegui realizar o efeito especial", contou o artista.

Parte dessas transformaçoes está exposta no Museu de Santo André. "Na exposiçao, mostramos a linha para mobiliário, roupas e esculturas", comentou Edmar, que também participou da confecçao dos cenários do filme Bocage - O Triunfo do Amor, do diretor Djalma Limongi Baptista. "Foi quando eu conheci o Valter e descobri que trabalhamos dentro de uma estética semelhante", disse o cenógrafo.

A bagagem visual e de criaçao do grupo é fruto das oficinas de artes desenvolvidas pelas prefeituras do Grande ABC. "Sou cria dessas oficinas culturais", definiu Valter. Edmar também começou nesse tipo de atividade. Para Valdir, formado em Arquitetura e Urbanismo, na Universidade de Mogi das Cruzes, construir reaproveitando os materiais permite adotar um discurso poético. "É como se uma janela tivesse uma história, uma alma. Trabalhar com esse material é criar uma nova vida", analisou o arquiteto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;