Cultura & Lazer Titulo
Jane Monheit volta a São Paulo
14/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Jane Monheit é uma daquelas figuras do mundo do jazz, como Diana Krall e John Pizzarelli, envolvidas com música brasileira, que já têm cadeira cativa na cena paulistana. Hoje e amanhã, ela volta a se apresentar no Bourbon Street Music Club, interpretando as canções de seu álbum The Lovers, The Dreamers and Me (Universal), produzido por Matt Pierson e recém-lançado por aqui. "Cada volta ao Brasil é espantosa, é sempre uma experiência nova, estimulante", afirma a cantora, por telefone, de Nova York.

No disco, Jane, que já gravou Ivan Lins outras vezes, incluiu outra canção do compositor, No Tomorrow (versão das mais bonitas para Acaso) e até arriscou um português em A Primeira Vez (Bide/Marçal). Jane não sabe falar português, mas aprendeu a pronúncia e procurou entender o significado da letra. "Infelizmente não falo, mas gostaria de estudar. Conheci A Primeira Vez por causa de uma gravação de João Gilberto, sempre ouço seus discos", diz. "Eu sinto como se outra cantora estivesse dentro de mim quando canto em outra língua. É muito diferente." Esta é uma das canções que ela escolheu pela melodia, pela sonoridade, mas em I Do it for Your Love, de Paul Simon, o que pesou foi a letra.

Parte do disco foi gravada quando estava grávida de nove meses. Foi a parte mais fácil, confortável. Apesar de a suavidade fazer parte de seu estilo, o fato de parecer mais relax nas interpretações tem, curiosamente, a ver com isso. "Definitivamente fui influenciada por essa situação." Alguns temas que escolheu foram inspiradas por este seu primeiro bebê, que tinha três meses quando gravou a outra metade do CD, na qual entraram as duas canções brasileiras.

Além dos standards de jazz, que compõem grande parte do repertório gravado até agora, ela traz como novidade em The Lovers, The Dreamers and Me composições de duas mulheres contemporâneas suas, do universo pop, a quem admira: Corrine Bailey Rae (Like a Star) e Fiona Apple (Slow Like Honey).

"Acho bacana gravar canções escritas por mulheres da minha idade. Você sabe, na maior parte dos meus discos gravei standards de outros tempos, compostos por homens, que eu gosto muito, mas é importante falar de coisas contemporâneas".

Nos shows do Bourbon, Jane vai interpretar várias canções no novo álbum, como Get Out of Town (Cole Porter), I'm Glad There Is You (J.Dorsey/ P.Mertz), Ballad of the Sad Youg Maen (F.Landesman/ T.J. Wolf Jr.) E Lucky to Me (Leonard Bernstein/ B.Comden/A.Green). Acompanham-na Rick Montalbano (bateria), Michael Kanan (piano) e Neal Miner (baixo).

Jane Monheit - Show. Hoje e amanhã, às 21h30. No Bourbon Street Music Club - Rua dos Chanés, 127, Tel.: 5095-6100. Couvert: R$ 120




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;