Cultura & Lazer Titulo
Passando o bastão
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
11/08/2011 | 08:06
Compartilhar notícia


Steven Spielberg parece ter encontrado um novo pupilo em Hollywood. Após passar parte de seu conhecimento para nomes como Robert Zemeckis (De Volta Para o Futuro), Michael Bay (Transformers) e Joe Johnston (Capitão América - O Primeiro Vingador), a bola da vez é J.J. Abrams, responsável pela nova versão de Star Trek e um dos criadores do seriado Lost. O promissor cineasta mostra que é capaz de seguir os passos do famoso mentor ao reunir com sucesso elementos de drama, ação, comédia, aventura e ficção científica.
Em Super 8, que chega amanhã aos cinemas brasileiros (e também nas salas do Grande ABC), é possível notar influências de clássicos que constam no currículo de Spielberg, casos de Tubarão (1975), E.T. - O Extraterrestre (1982) e Os Goonies (1985), este último do qual foi produtor executivo.
A viagem ao passado não ocorre somente agora na busca por referências, mas durante todo o longa-metragem. A história escrita por Abrams se passa em 1979 e acompanha grupo de amigos que prepara um filme sobre zumbis em uma pacata cidade. Durante filmagem com sua câmera Super 8 (antiga e respeitada máquina entre apreciadores da sétima arte), as crianças se tornam testemunhas de um gigantesco e impressionante acidente de trem.
O fato de todos saírem ilesos do ocorrido é o de menos. O importante é que eles observam uma criatura alienígena saindo de um dos vagões e provocando caos na comunidade que começa a ser invadida pelo exército norte-americano.
Ao mesmo tempo em que o pequeno Joe (Joel Courtney) tenta entender o que ocorreu, o menino precisa lidar com a relação conflituosa com o pai, delegado da cidade. O drama pessoal vivido pela família faz com que o jeito frio do policial só piore as coisas para o filho.
O garoto também passa por momento complicado com o melhor amigo Charles (Riley Griffiths) e o início de sua paixonite por Alice (Elle Fanning). Como já é esperado, Joe será fundamental para que o extraterrestre seja encontrado e revele seu objetivo.
As ações são movimentadas pelo visitante de outro planeta, que segue a tradição de aparecer somente em momentos decisivos - e a tensão criada pelo diretor durante a trama tem ótima dosagem. Em sua passagem pela Terra, ele irá assustar, devorar e surpreender aqueles que estiverem em seu caminho. A aparência da criatura não importa, mas sim o significado por trás de toda a perseguição.
A presença de crianças no elenco principal faz toda a diferença, uma vez que conseguem observar o mundo de maneira diferente. A razão do universo adulto atrapalharia toda a diversão e o sentimentalismo positivo de Super 8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;