Cultura & Lazer Titulo
Fé que vira arte
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
10/08/2011 | 07:03
Compartilhar notícia
Divulgação


Nos últimos anos, a espiritualidade tem expandido ensinamentos e histórias além de encontros religiosos. Diferentes linguagens culturais, inspiradas principalmente no espiritismo, contam com atrações temáticas de sucesso que parecem não se restringir aos fiéis.

O ano passado foi marcado pelo centenário de nascimento de Chico Xavier (1910-2002). A data serviu para que numerosos projetos surgissem com o objetivo de homenagear o legado e a vida do médium brasileiro. Uma das obras mais aguardadas da temporada passada foi o filme 'Chico Xavier', do diretor Daniel Filho. O título teve mais de três milhões de espectadores nos cinemas e ainda ganhou sobrevida ao ser transformado em minissérie televisiva em janeiro deste ano na Globo.

Apesar dos bons resultados da cinebiografia, quem se destacou ainda mais foi o longa-metragem 'Nosso Lar', de Wagner de Assis. Baseado no popular livro homônimo psicografado por Chico Xavier, levou mais de quatro milhões às salas, ficando à frente de superproduções como 'Homem de Ferro 2' e 'A Origem'. O drama garantiu a quinta colocação entre os filmes brasileiros mais assistidos na última década.

Protagonista de 'Nosso Lar', o ator Renato Prieto mostrou estar muito ligado ao tema espírita e hoje viaja pelo Brasil em turnê com o espetáculo teatral 'A Morte é uma Piada', que esteve em cartaz no mês passado em Santo André. A peça utiliza o bom humor para fazer interessantes reflexões sobre o além.

O mercado literário continua a se aquecer com lançamentos sobre o espiritismo. O título 'A Vida Sabe o Que Faz', nova obra de Zíbia Gasparetto que acaba de chegar às livrarias, já desponta nas listas dos mais vendidos das últimas semanas à frente de 'O Segredo', 'O Pequeno Príncipe' e dos volumes da série 'As Crônicas de Gelo e Fogo', entre outros best-sellers.

"O romance espírita contém mensagens que abordam assuntos com os quais as pessoas têm dificuldade de lidar, como morte, reencarnação, livre-arbítrio etc. Esse tipo de leitura conforta corações. O público tem  mostrado um interesse grande por assuntos dessa natureza", explica Marcelo Cezar, Editor da Editora Vida & Consciência, especializada na área.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;