Setecidades Titulo
Acadêmicos fará homenagem à Tia Ciata, criadora da ala das baianas
Mário César de Mauro
Do Diário do Grande ABC
19/02/2004 | 21:31
Compartilhar notícia


A Acadêmicos de Vila Gerty vai entrar na avenida Goiás sábado homenageando a Tia Ciata, a mãe-de-santo que idealizou uma das alas mais tradicionais das escolas de samba, a das baianas. O tema da escola será “Tia Ciata, casa de bamba, berço do samba”.

“Ela inventou essa ala , que saiu da Bahia e passou para o Rio de Janeiro e para São Paulo, sendo hoje obrigatória nos desfiles das escolas”, disse a presidente da Vila Gerty, Nair Teresa de Paula.

A escola pretende entrar na avenida com 15 baianas, cinco a mais do mínimo exigido pelo regulamento da Liga das Escolas de Samba de São Caetano. Por conta da tradição, é a única ala que prevê um número mínimo de componentes. A agremiação que desrespeita o regulamento é penalizada com perda de pontos.

Ciata era devota de Oxum (divindade do Candomblé) e será representada por um destaque no carro abre-alas da escola. Seu terreiro e a santa farão parte do último carro alegórico que será apresentado no desfile. A divindade do candomblé ainda será lembrada da comissão de frente da agremiação.

Nair espera que a Vila Gerty saia com 300 integrantes, em oito alas. Serão três carros alegóricos. O segundo representará o bar onde Ciata costumava se reunir, em Salvador, com compositores de samba. “No bar, ela se reunia com Cartola, Pixinguinha, entre outros, onde compunha. Com Tia Ciata, esperamos fazer um ótimo Carnaval”, afirmou Nair.

Segundo a presidente, ainda existem fantasias sobrando aos interessados em desfilar. Basta comparecer ao barracão da escola, na rua Visconde de Inhaúma, 997, em São Caetano. No ano passado, a escola ficou em terceiro lugar, com o tema “Um Canto de Paz nas Terras Indígenas”.

Samba-enredo

Acadêmicos de Vila Gerty SCS

Enredo: Tia Ciata: Casa de bamba, berço do samba

Canta Vila Gerty,
faz o povo delirar, delirar
É festa, é glória
Salve o samba, a cultura popular

Vamos brindar a ela
Realidade que a muitos inspirou
Em um misto de tristeza e alegria
Mãe Oxum abençoou

Vem baiana, traz água de cheiro
Hoje é festa no terreiro
Alegria no conga
Traz axé tempera no dendê
Quem tem fé vem pra crer
O samba revivendo sua história
Traz Tia Ciata na memória
Voa águia pelo ar
Vai além dos horizontes
Na Goiás quero voltar
Aos tempos da praça Onze
Vem que a casa é de bamba
Eu sou boêmio, e o meu berço
É de samba

Luz da inspiração
Virou estrela reluzente está
no céu
A sua história é orgulho do país
Que traz nas velas
O nosso samba de raiz

Autores: Amaral e Marcinho Keleque




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;