Cultura & Lazer Titulo
Nureyev temia a KGB, mas tinha ficha no FBI
Washington
Da AFP
16/07/1999 | 17:54
Compartilhar notícia


O FBI (Escritório Federal de Investigaçoes dos Estados Unidos) chegou a suspeitar que o bailarino russo Rudolf Nureyev atuava como espiao após ter abandonado a Uniao Soviética, em 1961. A informaçao foi divulgada nessa sexta pelo jornal The Washington Post, sediado na capital norte-americana, Washington, em entrevista concedida pela biógrafa de Nureyev, Diane Solway.

Segundo ela, as suspeitas do FBI se baseavam em um bilhete codificado que foi encontrado escondido no quarto de hotel do bailarino, em 1964. Por fim, ainda de acordo com Diane, o FBI constatou que o bilhete continha detalhes de um caso amoroso entre um homem e Nureyev. Pouco tempo antes, aliás, já havia se tornado pública a condiçao homossexual do bailarino.

Os detalhes da investigaçao feita pelo FBI integram um relatório que reúne 160 páginas, um documento que foi entregue a Diane pela própria instituiçao há apenas um mês. "Foi a resposta que eu obtive do FBI após ter protocolado um pedido formal em 1993. Demorou muito, mas finalmente o relatório se tornou público", explicou a escritora, ressaltando que suas pesquisas sobre a vida do artista começaram e se intensificar justamente naquele ano, quando ele morreu, vítima de problemas provocados pela Aids, pouco depois de completar seu 55º aniversário.

O documento informa, por exemplo, que o FBI interrogou Nureyev em agosto de 1964 e que ele estava "extremadamente tenso" na ocasiao. Para Diane, o bailarino estava realmente atemorizado, pois nao aceitava a idéia de ser enviado de volta para a URSS. "A ironia é que, antes disso, ele vivia paranóico por achar que era a KGB, o serviço de inteligência soviético, que o investigava", conclui a biógrafa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;