Setecidades Titulo
Motorista de ônibus tenta impedir viagem de cadeirante
João Guimarães
Do Diário do Grande ABC
29/03/2008 | 07:24
Compartilhar notícia


O motorista de um ônibus da Viação Imigrantes tentou impedir que o analista de sistemas Rafael Rodrigues, 28 anos, embarcasse num carro da empresa na última quarta-feira. A atitude teria acontecido pelo fato de Rodrigues ser cadeirante. O fato ocorreu na Capital, em frente à estação Jabaquara de metrô.

O ônibus tinha como ponto final a Vila São José em São Bernardo, onde o jovem mora. Segundo Rodrigues, o motorista afirmou que transportá-lo era um absurdo e não podia ser responsável caso algo acontecesse a ele. “Eu corro os mesmos riscos que qualquer passageiro”, afirmou o jovem.

Com a recusa, Rodrigues impediu a saída do ônibus colocando a cadeira de rodas na sua frente. A discussão se estendeu até que dois passageiros o ajudaram a embarcar. O problema é que a situação continou durante a viagem. “Ele foi o percurso inteiro me ofendendo”, afirmou Rodrigues. Quando o jovem foi descer, o motorista teria reclamado, inclusive, de sua situação. “Ele perguntou como eu queria enfrentá-lo se não conseguia nem descer escada”, disse o jovem. “Foi uma humilhação muito grande”, lamentou.

Advertência - Apesar do preconceito, o motorista receberá apenas uma advertência pelo ocorrido. Em carta, a Viação Imigrantes preferiu preservar a identidade de seu funcionário. De acordo com a empresa, todos seus empregados são treinados para atender adequadamente passageiros especiais. O motorista em questão ainda não havia feito o curso. Mas, de acordo com a resposta, o infrator já foi disciplinado.

De acordo com o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Bernardo, Uriel Carlos Aleixo, 44 anos, se conseguir testemunhas, Rodrigues pode pedir reparação do dano moral. “Isso é justamente para coibir de acontecer novamente”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;