Setecidades Titulo
Metrô e trens terão vagão para usuários preferenciais
Luciana Yamashita
Especial para o Diário
24/11/2007 | 07:18
Compartilhar notícia


A partir de sexta-feira, os usuários de trem e metrô com dificuldades de locomoção terão o primeiro vagão reservado para embarcar com preferência. Trata-se da Operação Especial de Embarque e Desembarque, que visa facilitar a entrada de idosos, grávidas, deficientes físicos e de pessoas com dificuldades de locomoção ou com crianças.

O programa será implantado em algumas estações do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), onde funcionários orientarão os usuários.

A idéia é que, com o tempo, as pessoas respeitem a preferência e não seja necessário que agentes fiquem no local. A campanha contará com divulgação de folhetos, cartazes e é resultado de uma pesquisa com 1.927 questionários.

“Serão utilizadas a primeira e a segunda porta do primeiro carro. Não é um local segregado. Após os preferenciais entrarem, os outros também poderão entrar. São momentos diferentes de embarque”, explica o gerente de operação de estações da CPTM, Lauro Jorri Neto.

Em 1996, foram feitos testes com vagões exclusivos para mulheres em algumas linhas, inclusive em Mauá. “A situação era desfavorável para acompanhantes do sexo oposto. Houve reclamações e entendemos que não era o modelo mais interessante.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;